11º Sessão Extraordinária derruba o Veto do Executivo Municipal contra as emendas aprovadas pelos vereadores

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 29/12/2022 16h52, última modificação 29/12/2022 16h52
A votação ficou em 5 x 4 derrubando o Veto

Plenário cheio na Casa Legislativa

Na data de ontem, 28, esteve em pauta no plenário, para leitura, discussão única e votação, o veto total oposto às emendas ao projeto de lei nº 025 de 04/10/2022, que estima e fixa a despesa do município de Carapebus para o exercício financeiro de 2023 do Poder Executivo Municipal.

No início do mês, no dia 8, foi apresentada no plenário da Câmara às 10 horas da manhã em audiência pública emergencial, o Orçamento Municipal pra o exercício de 2023 enviado à Casa Legislativa pelo Executivo, onde o orçamento foi apresentado à população presente e discutido entre eles o valor previsto de R$ 238.184.992,07 para o ano de 2023, com alguns destaques desfavoráveis segundo os vereadores.

Após muita discussão, algumas emendas foram impostas ao orçamento. Emendas estas que foram aprovadas por unanimidade, quando deram início a mais duas sessões extraordinárias, e foi permitido apenas 5% de suplementação no orçamento.

Ontem então, mais uma vez com o plenário cheio e muitas pessoas acompanhando online, os vereadores discutiram o veto do Executivo Municipal e votaram.

O Veto do Executivo foi derrubado em uma votação de 5 x 4, sem o voto do presidente da Casa, Leandro Esteves e sem o voto do vereador Robson Rodrigues que se ausentou antes de terminar a sessão.

Nas emendas, constam, além de outras prioridades, o Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal e o reajuste do piso salarial dos professores previsto em lei federal.