Notícias

por Interlegis — publicado 06/06/2019 15h35, última modificação 13/09/2021 12h55

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 14/02/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 21h11
Origem, significado e importância

 Desde os tempos passados, já podia se observar, na tradição dos povos antigos e na cultura dos judeus, que colocar cinzas na cabeça ou até mesmo sentar-se sobre as cinzas tinha uma multiplicidade de significados: indicava o que é passageiro (Jó 13, 12), sem valor (Gn 18,27; Is 44,20), sinal de luto e arrependimento (2Sm 13,19; Is 61,3; Mt 11,21) e de purificação (Nm 19; Hb9,13).

  As primeiras comunidades cristãs acolheram esse gesto como símbolo da transitoriedade da vida humana e tomaram-no indicador de um propósito de conversão no itinerário da fé. Testemunham-no os mais antigos escritores cristãos, como, por exemplo, Tertuliano (c. † 220), Cipriano de Cartago († 285), Eusébio de Cesareia († 339), Ambrósio de Milão († 397), Jerônimo († 420), Agostinho († 430) etc.

Mas como originou-se a quarta-feira de cinzas?

   Primeiramente é bom recordar que a história da quaresma é complexa e não é possível saber com certeza como surgiu, sobretudo em Roma. O certo é que ela foi se formando progressivamente e que duas práticas contribuíram para seu desenvolvimento:

  1. As exigências sempre crescentes do catecumenato – preparação para receber os sacramentos da iniciação na noite pascal.
  2. A inscrição dos pecadores à penitência canônica ou pública.

   Quanto a inscrição dos pecadores à penitência pública, nos inícios era praticada somente com os membros da Igreja que, tendo cometido pecados graves (fratricídio, adultério ou apostasia), arrependidos e confessados, pediam para voltar à comunhão eclesial. Muito cedo a Igreja fez coincidir o início dessa forma de penitência com o começo da Quaresma, fixando a sua data para a quarta-feira, antes do I domingo do Tempo Quaresmal. Após percorrerem o caminho penitencial, de acordo com uma disciplina rígida para os pecados graves que os excluíam da participação da eucaristia, na manhã da quinta-feira santa eram absolvidos para participarem da eucaristia na noite de páscoa. Assim nasceu a nossa quarta-feira de cinzas.

   Em 1091, sob o pontificado do papa Urbano II († 1099), o rito foi estendido a todos os cristãos, clérigos e leigos. As cinzas eram espalhadas sobre a cabeça dos homens e às mulheres era feito uma cruz sobre a fronte, por causa de sua cabeça velada. Nos livros litúrgicos, a denominação Quarta-feira de Cinzas, só apareceu no séc. XV, com o Missal impresso de 1474.

   Em relação ao rito penitencial antigo, hoje não existe mais esta disciplina penitencial rígida, no entanto a comunidade cristã é chamada a viver a quaresma como tempo de conversão.

O rito de imposição das cinzas

   No início da quaresma, após a homilia, acontece o austero símbolo das cinzas, ou seja, o rito de bênção e imposição, que caracteriza a liturgia da quarta-feira de cinzas. Este rito é feito na celebração eucarística, ou na celebração da Palavra. Começa com o convite e é encerrado com a oração dos fiéis. (cf. Missal Romano).

   As cinzas são feitas com os ramos de oliveira ou outras árvores, bentos no domingo de ramos e da Paixão, no ano anterior.

   Primeiramente o que preside dirige-se à assembleia litúrgica, convidando-a a invocar a bênção de Deus sobre as cinzas: Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças [1] em sinal de penitência.

   Após o convite, o que preside profere uma das orações, à escolha. As orações pedem que os fiéis sejam bem preparados para celebrar a Quaresma. As duas tratam da finalidade específica deste tempo.

   A primeira oração invoca a bênção sobre os fiéis:

Ó Deus, que vos deixais comover pelos que se humilham e vos reconciliais com os que reparam suas faltas, ouvi como um pai as nossas súplicas. Derramai a graça da vossa bênção sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, possa celebrar de coração purificados o mistério pascal do vosso Filho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

A segunda oração invoca a bênção sobre as cinzas:

Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar essas cinzas, que vamos colocar sobre aas nossas cabeças. E assim reconhecendo que somos pó e que em pó voltaremos consigamos, pela observância da Quarema, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado. Por Cristo, nosso Senhor”

   Em seguida, após a aspersão das cinzas com água benta, os fiéis se aproximam, permanecendo de pé e o que preside impõe-lhes as cinzas, em suas cabeças, dizendo: “Convertei-vos e crede no Evangelho” – o conteúdo programático de Jesus – (Mc 1,15). Ou: “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar” – palavras que recordam a expulsão dos primeiros pais do paraíso – (Gn 3,19).

    Durante a imposição das cinzas, cantam-se antífonas (com o salmo penitencial 51 [50]), um responsório ou outro canto apropriado.

   As cinzas são colocadas em nossas cabeças em sinal de penitência e nos faz reconhecer que “somos pó e ao pó voltaremos”. Tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Nos lembra que tudo aquilo que para nós é tão importante, se tornará pó! O Único que permanecerá é o próprio Deus. É por isso que é preciso buscar aquilo que, realmente, tem substância nesta vida.

   A liturgia da quarta-feira de cinzas, que abre o tempo quaresmal, nos convida a iniciar este tempo com jejum, “para que a penitência nos fortaleça contra o espirito do mal” (cf. oração coleta). A mesa da Palavra de Deus igualmente insiste à prática da penitência e reconciliação (cf. Jl 2,12-18; Sl 51 [50], 2Cor 5,20 – 6,2). No Evangelho, extraído do sermão da montanha (Mt 6,1-6.16-18), Jesus nos convida à prática da esmola, oração e jejum. O jejum como disciplina que conduz a liberdade, a oração, sinal do nosso desejo de Deus e da unificação do coração e a esmola traduzida em solidariedade que pode ser vivenciada em gestos concretos por meio da Campanha da Fraternidade. Num mutirão fraternal, somos provocados a defender a vida. Uniremos não só as nossas vozes, mas também nossas forças, energias, ações e iniciativas, na escolha da vida e transformando a nossa fé em caridade.

   Iniciamos a observância quaresmal, para celebrarmos de coração purificado o mistério pascal de Jesus Cristo (cf. oração). Ou seja, converter-nos e crer no Evangelho. Converter-nos, nesse sentido, portanto, significa “reorientar-nos”, “voltar-nos a”, “fixar o olhar em” e crer no Evangelho de Deus que nos dá o dom e a verdade de sermos seus filhos e filhas. Trilharemos este caminho, como discípulos e discípulas fiéis, seguindo os passos de Jesus.

Lembretes que nos ajudam em todo o caminho quaresmal:

  • Intensificar a oração, o jejum e a solidariedade.
  • Cada comunidade deve procurar a forma de ligar a campanha da fraternidade com as celebrações da quaresma.
  • Nos domingos e dias de semana, na celebração da eucaristia, da Palavra e no Ofício Divino, as orações, os textos bíblicos e patrísticos, vão orientando o nosso caminho.
  • Favorecer momentos de silêncio principalmente entre as leituras, após a homilia.
  • Nas celebrações do Ofício de vigília, aos sábados, no momento do canto de abertura pode ser feita a iluminação da cruz. Valorizá-la também nas celebrações dominicais.
  • Os cantos e melodias expressam o sentido próprio do mistério celebrado, por isso, cuide-se que, não apenas deixem de ser cantados o hino do glória e o aleluia, mas que, tanto no conteúdo quanto no ritmo e uso dos instrumentos, os cantos sejam uma verdadeira expressão da quaresma. O Hinário Litúrgico da CNBB, 2º fascículo, oferece um rico repertório.
  • Alguns gestos e ações simbólicas podem ser mais valorizados neste tempo, como por exemplo, o ajoelhar-se e o rito de bênção e aspersão da água durante o ato penitencial.
  • A comunidade pode fazer uma maior experiência da misericórdia de Deus através do sacramento da reconciliação e celebrações penitenciais e de retiros.
  • No processo catecumenal, são realizados no primeiro domingo os ritos de eleição e inscrição do nome. O terceiro, quarto e quinto domingos são destinados aos escrutínios: oração sobre os eleitos, preces e exorcismos e à entrega do Símbolo (o credo), dos evangelhos e da oração do Senhor (Pai nosso).
  • A comunidade pode fazer uma maior experiência da misericórdia de Deus através do sacramento da reconciliação (confissão), das celebrações penitenciais e de retiros.
fonte: https://apostoladoliturgico.com.br/quarta-feira-de-cinzas-origem-significado-e-importancia/

O Carnaval 2024 chegou!

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 09/02/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 21h05
Já é hora de planejar com os amigos, preparar as plaquinhas e ficar pronto para os 3 dias de folia, seja nos bloquinhos de rua, numa viagem ou relaxar sozinho.

Indicação Legislativa busca implementação de sinalização viária na Estrada da Praia

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 05/02/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 21h14
Indicação do Vereador Raimundo de Luna
Uma nova Indicação Legislativa foi apresentada pelo Vereador Raimundo José de Luna Filho, durante as deliberações legislativas do dia 28/11. Este documento solicita ao Poder Executivo Municipal que viabilize a realização de sinalização horizontal e vertical na Estrada da Praia.
A proposta visa garantir a segurança e a organização do trânsito na referida via, considerando a importância da sinalização adequada para orientar os condutores, promover a redução de riscos de acidentes e facilitar a circulação de pedestres e veículos.
O Vereador Raimundo José de Luna Filho enfatizou a necessidade dessa medida: "A sinalização viária adequada é fundamental para promover a segurança de todos que utilizam a Estrada da Praia, sejam eles moradores locais ou visitantes. Esta ação é um passo crucial para garantir um tráfego mais organizado e seguro."
A expectativa agora é que a Indicação seja avaliada pelo Poder Executivo Municipal, visando à possível implementação das medidas sugeridas, visando à melhoria da mobilidade e da segurança viária na região.

Indicação Legislativa propõe a adesão ao Programa Café do Trabalhador

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 03/02/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 21h20
Indicação do vereador Fabio
Na última semana , durante as atividades legislativas da Sessão Ordinária, o Vereador Fábio da Silva da Costa apresentou uma Indicação Legislativa sugerindo ao Poder Executivo a adesão ao Programa Café do Trabalhador.
O Programa Café do Trabalhador tem como objetivo principal oferecer café da manhã subsidiado ou gratuito para trabalhadores, buscando promover não apenas a alimentação adequada, mas também contribuir para a qualidade de vida desses trabalhadores.
Ao apresentar a indicação, o Vereador Fábio Costa ressaltou: "A adesão ao Programa Café do Trabalhador pode representar um apoio importante para os trabalhadores que enfrentam dificuldades financeiras. Além de garantir a alimentação adequada, essa iniciativa pode proporcionar maior estímulo e bem-estar no ambiente de trabalho."
A expectativa agora é que a Indicação seja analisada pelo Poder Executivo Municipal, buscando avaliar a viabilidade e os benefícios da adesão ao Programa, visando ao eventual benefício e suporte aos trabalhadores na localidade.

Indicação Legislativa propõe a sinalização para passagem de animais silvestres na Estrada da Praia

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 02/02/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 20h59
Indicação Legislativa pelo Vereador Raimundo José de Luna Filho.
Indicação Legislativa propõe a sinalização para passagem de animais silvestres na Estrada da Praia
Na última Sessão Ordinária, realizada em 28 de novembro, foi apresentada uma importante Indicação Legislativa pelo Vereador Raimundo José de Luna Filho. O documento solicita ao Poder Executivo Municipal a viabilização da instalação de sinalização indicativa de passagem de animais silvestres na Estrada da Praia, especialmente no perímetro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
A proposta destaca a relevância de garantir a segurança tanto para os animais quanto para os usuários da via, considerando a presença desses seres em seu habitat natural, o que contribui para a preservação da fauna local e a prevenção de acidentes.
Em declaração sobre a iniciativa, o Vereador Raimundo José de Luna Filho enfatizou: "É fundamental que adotemos medidas que resguardem a integridade dos animais e também dos cidadãos que transitam pela Estrada da Praia. A sinalização adequada pode reduzir significativamente os riscos de acidentes, promovendo a coexistência harmônica entre a vida selvagem e a comunidade local."
A proposta agora aguarda avaliação e possível encaminhamento para as devidas providências pelo Poder Executivo Municipal, visando a implementação de medidas que promovam a segurança viária e a preservação ambiental na região.

Indicação Legislativa aprovada na Câmara para abono salarial na Educação de Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 22/01/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 17h48
Indicação da Vereadora Cintia Camargo Barcelos

Indicação Legislativa aprovada na Câmara para abono salarial na Educação de Carapebus 

 

Durante a 49ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Carapebus, uma indicação legislativa proposta pela Vereadora Cintia Camargo Barcelos foi aprovada pelos vereadores presentes na Casa Legislativa. A indicação sugere ao Poder Executivo Municipal o pagamento de abono salarial, a ser efetuado até janeiro de 2024, utilizando as sobras dos diversos recursos da educação. Esse abono seria destinado aos profissionais concursados e contratados ativos da Secretaria de Educação.

 

A importância desta indicação reside na valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à educação, reconhecendo seu empenho e contribuição para o ensino no município de Carapebus.

 

"É fundamental reconhecer o esforço e a dedicação dos profissionais da educação. Esta aprovação é um passo importante para valorizar aqueles que são essenciais na formação de nossos cidadãos e na construção de um futuro melhor para nossa comunidade", ressaltou a Vereadora Cintia Camargo Barcelos.

 

Esta medida reforça o compromisso com a educação e o reconhecimento do trabalho dos profissionais envolvidos, incentivando e valorizando aqueles que desempenham um papel fundamental na sociedade de Carapebus.

21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 21/01/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 20h56
A celebração dessa data é um convite às religiões do mundo todo para uma convivência pacifica e fraterna, um incentivo para uma reflexão sobre a situação das nossas tradições e crenças e o quanto podemos colaborar para um mundo melhor.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em 2007 por meio da lei 11.635, é um importante momento para dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões com o objetivo de promover a tolerância e o diálogo entre elas. É um marco na luta da liberdade religiosa e convida a população a refletir sobre a importância da diversidade das tradições e crenças na construção cultural e histórica do nosso país, que abriga as mais diversas religiões, com tradições e doutrinas diferentes. Reafirma a necessidade de respeitarmos o direito à liberdade de culto religioso e estabelecermos uma convivência pacífica entre os adeptos de credos distintos.

VEREADORA PROPÕE CONCESSÃO DE FOLGA NO ANIVERSÁRIO DOS SERVIDORES

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 18/01/2024 00h00, última modificação 20/02/2024 17h32
Proposta da Vereadora Tânia Cabral

Vereadora propõe concessão de folga no aniversário dos servidores públicos municipais em Carapebus

 

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carapebus, aprovou-se uma importante indicação legislativa proposta pela Vereadora Tânia Cabral. A proposição sugere a concessão de folga no dia do aniversário natalício dos servidores dos órgãos públicos municipais, visando valorizar e reconhecer o trabalho desempenhado por esses profissionais.

 

A indicação foi apresentada pela Vereadora Tânia Cabral, que ressaltou a relevância de proporcionar aos servidores públicos municipais um momento de celebração e reconhecimento pessoal, permitindo-lhes desfrutar do seu dia especial em conjunto com familiares e amigos.

 

Durante a discussão, a Vereadora enfatizou: "É uma medida que valoriza não somente o trabalho desses profissionais incansáveis, mas também sua contribuição para o desenvolvimento e funcionamento eficiente dos serviços municipais. Proporcionar um dia de folga no aniversário é um gesto singelo, mas que pode fortalecer o vínculo e o bem-estar desses colaboradores."

 

Após deliberação, a indicação legislativa foi aprovada por unanimidade, demonstrando o reconhecimento e apoio dos demais membros da Câmara Municipal de Carapebus à iniciativa da Vereadora Tânia Cabral. Essa medida promete trazer impactos positivos no ambiente de trabalho e no relacionamento entre a administração municipal e seus servidores.

Audiência Pública cancelada

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 15/08/2023 00h50, última modificação 15/08/2023 00h50
A audiência Pública que estava marcada para esta terça feira (15) com a empresa Rio+, foi cancelada devido ao luto oficial decretado pelo Presidente da Casa, Leandro Esteves. Uma nova data será divulgada em breve!

Câmara decreta luto oficial por 4 dias

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 15/08/2023 00h38, última modificação 15/08/2023 00h38
O Presidente da Câmara Municipal de Carapebus, Leandro Esteves, no uso de suas atribuições, decreta luto oficial do Poder Legislativo por quatro dias, em razão do falecimento do vereador Robson Rodrigues. Nos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto, a Câmara não terá expediente.

Vereador Robson Rodrigues falece em Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 13/08/2023 00h00, última modificação 15/08/2023 00h46
É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Carapebus recebe a triste notícia do falecimento do vereador Robson Rodrigues, carinhosamente conhecido como Xaropinho. Sua dedicação incansável ao serviço público e comprometimento com a comunidade deixarão um vazio irreparável. Nossos pensamentos e sentimentos estão com sua família neste momento difícil. Xaropinho será lembrado como um defensor incansável dos interesses da população e sua partida deixa uma lacuna imensa em nossa casa legislativa. Que sua jornada seja de paz e que seu legado inspire a todos.

Construção de novo abrigo de passageiros em Morrinhos é indicado na Câmara de Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 13/04/2023 14h44, última modificação 13/04/2023 14h44
Indicação da Vereadora Tânia Cabral.

 

 

Construção de novo abrigo de passageiros em Morrinhos é indicado na Câmara de Carapebus 

 

Durante a última Sessão Ordinária do dia 11 de abril na Câmara Municipal de Carapebus, foi aprovado pelos vereadores presentes na Casa, indicação ao Executivo Municipal, que sugere a construção de um novo abrigo de passageiros na RJ 178 na localidade de Morrinhos em Carapebus.  

Segundo a Vereadora Tânia, tal solicitação se faz necessária, a fim de atender pedidos dos moradores do referido local. "O abrigo existente no local foi retirado completamente devido a um acidente ocorrido que veio a danificar toda a estrutura. Após o fato, até o presente momento, permanece sem o abrigo, fazendo com que os usuários do transporte público aguardem ao relento, causando vários tipos transtornos", finalizou a vereadora.

A indicação foi aprovada.

Feliz Páscoa!!!

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 09/04/2023 11h58, última modificação 09/04/2023 11h58
Domingo de Páscoa é um dia de renovação, de reflexão e de muita emoção. É a celebração da ressurreição de Jesus Cristo e a esperança de uma nova vida. Por isso, é um momento de estar próximo da família e dos amigos, de compartilhar sentimentos bons e de demonstrar amor e carinho. Feliz Páscoa!

Pavimentação e saneamento básico para bairros de Carapebus são aprovados na Câmara

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 05/04/2023 18h56, última modificação 05/04/2023 18h56
A mesma solicitação já foi feita para o bairro Lameiros
O Vereador signatário, Luciano Sardinha, no uso das suas atribuições que lhes são conferidas no Artigo 96 do Regimento Interno, sugeriu em indicação legislativa ao executivo municipal, durante a 6° Sessão Ordinária que aconteceu ontem (4) na Câmara Municipal de Carapebus, o calcetamento e saneamento básico para os bairros, Canaã 2, Loteamento Barreiros, Jaqueira e Morro Oscar Brito, assim como já foi feita a mesma solicitação para o bairro Lameiros.
Segundo o vereador Deuty, as vias destas localidades, se encontram em péssimas condições de trânsito de veículos e pedestres e a intenção desta indicação é dar mais conforto e comodidade à população que vive a necessidade dessas referidas obras.
"Devido a receita de royalties do município estar bem alta e hoje se encontrar mais de 50 milhões nos cofres públicos de Carapebus, acredito que nossa solicitação pode ser atendida, pois quando se faz pavimentação, automaticamente, economiza- se na saúde pública da cidade e ajuda também na qualidade de vida das famílias que moram nestes bairros", concluiu o vereador.
A indicação de Deuty, leva a assinatura dos demais vereadores da Casa e foi apreciada e aprovada por unanimidade.

Ato da Presidência

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 03/04/2023 18h30, última modificação 03/04/2023 18h30

”Em razão da equivocada decisão dada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro que anulou as eleições da mesa realizada no dia 29/11/2022, a Coordenadoria Jurídica da Câmara Municipal de Carapebus entrou com um pedido de Suspensão de Liminar  no Supremo Tribunal Federal distribuída sob n.º 1.628, onde a Presidente do SFT Ministra Rosa Weber, concedeu medida cautelar para suspender referida decisão reestabelecendo as funções da Mesa diretora regularmente eleita. Sendo assim a mesa diretora formada pelos vereadores Leandro Drumond Esteves - Presidente, Adriano Couto de Lima – Vice Presidente, Kelver de Souza dos Santos – Primeiro Secretário e Cíntia Camargo Barcelos – Segundo Secretário, eleita no pleito de 29/11/202, e empossados através do Ato da Presidência n.º 12/2022 publicado no Diário Oficial no dia 30/11/2022, voltam as suas atividades normais.”

Parabéns Carapebus pelos 28 anos de Emancipação!

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 13/03/2023 11h23, última modificação 13/03/2023 11h23

Indicações para benefício dos bairros, Rodagem, Baixada, Botafoguinho, Ubás e Praça Cordeiro são apresentadas na Câmara Municipal

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 02/03/2023 16h49, última modificação 02/03/2023 16h49
As indicações aconteceram duranta a 2° Sessão Ordinária do ano de 2023.

 

 

Durante a 2° Sessão Ordinária do dia 28 de fevereiro de 2023, o Presidente da Casa, Leandro Esteves, e os vereadores, Luciano Sardinha, Cintia Barcelos, Adriano Lima e Kelver Souza, fizeram as seguintes indicações legislativas ao Executivo Municipal de Carapebus; 

Reforma completa e a instalação de coberturas nas quadras dos bairros, Rodagem, Baixada e Praça Cordeiro e construção de uma praça com quadra esportiva coberta no Bairro Botafoguinho e uma Praça anexa ao society em Ubas.

Os vereadores signatários, no uso das suas atribuições que lhe são conferidas no artigo 96 do regimento Interno, sugerem ao Prefeito, Bernard Tavares, as indicações, sob a justificativa de que: 

As reformas vão contribuir para o desenvolvimento do esporte nas localidades. Vale salientar que estas reformas completas destes espaços e a instalação de estruturas, vão melhorar significativamente a qualidade de vida dos praticantes de esporte do município. As indicações foram discutidas e aprovadas com unanimidade pelos vereadores que estiveram presente na sessão.

CONVOCAÇÃO

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 13/02/2023 15h33, última modificação 13/02/2023 15h33
3° Sessão Extraordinária em 14 de fevereiro de 2023 às 11 horas no plenário.

CONVOCAÇÃO

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 23/01/2023 10h14, última modificação 23/01/2023 10h14
O presidente da Câmara Municipal de Carapebus, no uso de suas atribuições e nos termos do art. 77 do Regimento interno, RESOLVE convocar os Vereadores para a segunda sessão extraordinária do ano de 2023 a ser realizada no dia 24 de janeiro às 10:00h que terá como pauta: • VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ALTERA OS ANEXOS I, II, III E IV DA LEI MUNICIPAL N.º 736/2021.

Ato da Presidência

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 18/01/2023 17h24, última modificação 18/01/2023 17h24
Ato da Presidência da Câmara Municipal de Carapebus n° 002/23

Sessão Suspensa

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 18/01/2023 13h35, última modificação 18/01/2023 13h35
A 2° Sessão Extraordinária de 2023 que seria realizada hoje (18) na Camara Municipal de Carapebus, foi suspensa.

ORDEM DO DIA PARA A SEGUNDA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2023

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 17/01/2023 19h20, última modificação 17/01/2023 19h20
Nesta quarta feira 18/01/2023 às 12h

ORDEM DO DIA PARA SEGUNDA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2023

 

DIA 18/01/2023 ÀS 12:00H

 

O presidente da Câmara Municipal de Carapebus, no uso de suas atribuições e nos termos do art. 77 do Regimento interno, RESOLVE convocar os Vereadores para a segunda sessão extraordinária do ano de 2023 a ser realizada no dia 18 de janeiro às 12:00h que terá como pauta:

 

• ELEIÇÃO DAS COMISSÕES - BIÊNIO 2023/2024;

 

• VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ALTERA OS ANEXOS I, II, III E IV DA LEI MUNICIPAL N.º 736/2021.

Convocação da 2° Sessão Extraordinária de 2023

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 17/01/2023 15h23, última modificação 17/01/2023 15h23
Quarta feira 18/01 às 12h no plenário

O presidente da Câmara Municipal de Carapebus, no uso de suas atribuições e nos termos do art. 77 do Regimento interno, RESOLVE convocar os Vereadores para a segunda sessão extraordinária do ano de 2023 a ser realizada no dia 18 de janeiro às 12:00h.

A Nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2023/2024 foi empossada em Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 06/01/2023 13h20, última modificação 06/01/2023 13h20
A posse aconteceu na primeira sessão Extraordinária do ano.

Na última quinta-feira (5), foi realizada na Câmara Municipal de Carapebus, a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 na 1° Sessão Extraordinária do ano.

O Presidente da Câmara, Leandro Esteves, que permanece no cargo, nos termos do artigo 77 do Regimento Interno, convocou os vereadores para a posse, que aconteceu às 11 horas no Plenário da Câmara.

A atribuição da Mesa Diretora é dirigir os trabalhos legislativos e auxiliar no que lhe for delegado nos serviços administrativos da Câmara Municipal. A mesa é composta pelo presidente, o vice-presidente, 1º e 2º secretário. O mandato dos membros da Mesa é de dois anos.

A composição da nova mesa é: 

Presidente, Leandro Esteves 

Vice Presidente, Adriano Lima

1° Secretário, Kelver Souza

2° Secretária, Cintia Barcelos, 

O Presidente, Leandro Esteves, agradeceu a oportunidade de poder gerir a Casa mais uma vez. "Muito obrigada aos meus nobres colegas vereadores pela confiança na minha gestão, agradeço também a cada colaborador desta Casa, o trabalho de vocês é de grande importância para todos nós. Vamos gerir por mais um biênio com competência e transparência" , finalizou Dandinho. 

Estiveram reunidos para a posse, além dos vereadores que compõem a mesa, os vereadores, Paulo Ribeiro, Luciano Sardinha e Robson Rodrigues. 

 

Convocação da 1º sessão extraordinária para a posse da nova Mesa Diretora

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 04/01/2023 15h28, última modificação 04/01/2023 15h28
A sessão será as 11 horas no plenário da Câmara

O Presidente da Câmara Municipal de Carapebus, Leandro Esteves, nos termos do artigo: 77 do Regimento Interno, convoca os vereadores para; Posse da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 à realizar-se nesta quinta-feira às 11 horas no Plenário da Câmara.

11º Sessão Extraordinária derruba o Veto do Executivo Municipal contra as emendas aprovadas pelos vereadores

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 29/12/2022 16h52, última modificação 29/12/2022 16h52
A votação ficou em 5 x 4 derrubando o Veto
11º Sessão Extraordinária derruba o Veto do Executivo Municipal contra as emendas aprovadas pelos vereadores

Plenário cheio na Casa Legislativa

Na data de ontem, 28, esteve em pauta no plenário, para leitura, discussão única e votação, o veto total oposto às emendas ao projeto de lei nº 025 de 04/10/2022, que estima e fixa a despesa do município de Carapebus para o exercício financeiro de 2023 do Poder Executivo Municipal.

No início do mês, no dia 8, foi apresentada no plenário da Câmara às 10 horas da manhã em audiência pública emergencial, o Orçamento Municipal pra o exercício de 2023 enviado à Casa Legislativa pelo Executivo, onde o orçamento foi apresentado à população presente e discutido entre eles o valor previsto de R$ 238.184.992,07 para o ano de 2023, com alguns destaques desfavoráveis segundo os vereadores.

Após muita discussão, algumas emendas foram impostas ao orçamento. Emendas estas que foram aprovadas por unanimidade, quando deram início a mais duas sessões extraordinárias, e foi permitido apenas 5% de suplementação no orçamento.

Ontem então, mais uma vez com o plenário cheio e muitas pessoas acompanhando online, os vereadores discutiram o veto do Executivo Municipal e votaram.

O Veto do Executivo foi derrubado em uma votação de 5 x 4, sem o voto do presidente da Casa, Leandro Esteves e sem o voto do vereador Robson Rodrigues que se ausentou antes de terminar a sessão.

Nas emendas, constam, além de outras prioridades, o Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal e o reajuste do piso salarial dos professores previsto em lei federal.

Convocação 11° Sessão Extraordinária 28/12/2022

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 27/12/2022 13h35, última modificação 27/12/2022 13h58
A sessão extraordinária será nesta quarta feira ás 10 horas no plenário da Câmara Municipal de Carapebus

A sessão extraordinária será nesta quarta feira ás 10 horas no plenário da Câmara Municipal de Carapebus.

Em leitura, em discussão única e em votação, o veto total oposto às emendas ao projeto de lei que estima e fixa a despesa do município de Carapebus para o exercício financeiro de 2023.

Chegou mais um Natal!

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 24/12/2022 16h46, última modificação 24/12/2022 16h46
São os Votos da Câmara Municipal de Vereadores a toda a população carapebuense!

 

Momento de renascimento, onde todos temos a oportunidade de nos reinventarmos, sermos melhores para conosco e com quem nos cerca.

Que nesse Natal o amor do Menino Jesus invada os corações e que consigamos viver em Paz e Harmonia.

São os Votos da Câmara Municipal de Vereadores a toda a população carapebuense!

Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal de Carapebus é aprovado na Câmara

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 16/12/2022 13h13, última modificação 16/12/2022 13h13
A conquista foi motivo de comemorações para os GMs.

A última quinta-feira (15), foi considerada um dia de vitória para a Guarda Municipal de Carapebus. A conquista do Plano de Cargos e Carreiras votada e aprovada por unanimidade durante a 36º Sessão Ordinária, foi motivo de festa para os GMs.

A estruturação do Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal de Carapebus, trata-se do Projeto de Lei n° 028 , que estabelece normas gerais de enquadramento, institui nova tabela de vencimentos  e dá outras providencias. De autoria do Poder Executivo Municipal e com parecer favorável da CCJ ,  requerendo apreciação e votação em regime de urgência especial.

O Projeto foi bastante discutido em plenário por todos os vereadores, mas, principalmente por, Paulo Ribeiro e Luciano Sardinha que são agentes da Guarda Municipal de Carapebus. Havia também um grande público presente em plenário, como Agentes da GMC, coordenadores e o Secretário de Segurança Pública Municipal, Aladoga, que também é Guarda.

“A Guarda Municipal é composta por profissionais responsáveis pela segurança pública no município. Desse modo, atuam no cuidado e preservação de patrimônios, mas também na segurança dos cidadãos. Sendo assim, costumam atuar em rondas preventivas e no primeiro atendimento de pequenas ocorrências dentro da nossa jurisdição, sendo assim, merecem todo reconhecimento. Em todo momento, estive com vocês na luta por este plano. Parabéns aos nobres colegas de farda”, finalizou Paulo Ribeiro.

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e comemorado pelos agentes da Guarda.

Ações do documento