Notícias

por Interlegis — publicado 06/06/2019 15h35, última modificação 13/09/2021 12h55

CONVOCAÇÃO

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 23/01/2023 10h14, última modificação 23/01/2023 10h14
O presidente da Câmara Municipal de Carapebus, no uso de suas atribuições e nos termos do art. 77 do Regimento interno, RESOLVE convocar os Vereadores para a segunda sessão extraordinária do ano de 2023 a ser realizada no dia 24 de janeiro às 10:00h que terá como pauta: • VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ALTERA OS ANEXOS I, II, III E IV DA LEI MUNICIPAL N.º 736/2021.

Ato da Presidência

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 18/01/2023 17h24, última modificação 18/01/2023 17h24
Ato da Presidência da Câmara Municipal de Carapebus n° 002/23

Sessão Suspensa

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 18/01/2023 13h35, última modificação 18/01/2023 13h35
A 2° Sessão Extraordinária de 2023 que seria realizada hoje (18) na Camara Municipal de Carapebus, foi suspensa.

ORDEM DO DIA PARA A SEGUNDA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2023

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 17/01/2023 19h20, última modificação 17/01/2023 19h20
Nesta quarta feira 18/01/2023 às 12h

ORDEM DO DIA PARA SEGUNDA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2023

 

DIA 18/01/2023 ÀS 12:00H

 

O presidente da Câmara Municipal de Carapebus, no uso de suas atribuições e nos termos do art. 77 do Regimento interno, RESOLVE convocar os Vereadores para a segunda sessão extraordinária do ano de 2023 a ser realizada no dia 18 de janeiro às 12:00h que terá como pauta:

 

• ELEIÇÃO DAS COMISSÕES - BIÊNIO 2023/2024;

 

• VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ALTERA OS ANEXOS I, II, III E IV DA LEI MUNICIPAL N.º 736/2021.

Convocação da 2° Sessão Extraordinária de 2023

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 17/01/2023 15h23, última modificação 17/01/2023 15h23
Quarta feira 18/01 às 12h no plenário

O presidente da Câmara Municipal de Carapebus, no uso de suas atribuições e nos termos do art. 77 do Regimento interno, RESOLVE convocar os Vereadores para a segunda sessão extraordinária do ano de 2023 a ser realizada no dia 18 de janeiro às 12:00h.

A Nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2023/2024 foi empossada em Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 06/01/2023 13h20, última modificação 06/01/2023 13h20
A posse aconteceu na primeira sessão Extraordinária do ano.

Na última quinta-feira (5), foi realizada na Câmara Municipal de Carapebus, a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 na 1° Sessão Extraordinária do ano.

O Presidente da Câmara, Leandro Esteves, que permanece no cargo, nos termos do artigo 77 do Regimento Interno, convocou os vereadores para a posse, que aconteceu às 11 horas no Plenário da Câmara.

A atribuição da Mesa Diretora é dirigir os trabalhos legislativos e auxiliar no que lhe for delegado nos serviços administrativos da Câmara Municipal. A mesa é composta pelo presidente, o vice-presidente, 1º e 2º secretário. O mandato dos membros da Mesa é de dois anos.

A composição da nova mesa é: 

Presidente, Leandro Esteves 

Vice Presidente, Adriano Lima

1° Secretário, Kelver Souza

2° Secretária, Cintia Barcelos, 

O Presidente, Leandro Esteves, agradeceu a oportunidade de poder gerir a Casa mais uma vez. "Muito obrigada aos meus nobres colegas vereadores pela confiança na minha gestão, agradeço também a cada colaborador desta Casa, o trabalho de vocês é de grande importância para todos nós. Vamos gerir por mais um biênio com competência e transparência" , finalizou Dandinho. 

Estiveram reunidos para a posse, além dos vereadores que compõem a mesa, os vereadores, Paulo Ribeiro, Luciano Sardinha e Robson Rodrigues. 

 

Convocação da 1º sessão extraordinária para a posse da nova Mesa Diretora

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 04/01/2023 15h28, última modificação 04/01/2023 15h28
A sessão será as 11 horas no plenário da Câmara

O Presidente da Câmara Municipal de Carapebus, Leandro Esteves, nos termos do artigo: 77 do Regimento Interno, convoca os vereadores para; Posse da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 à realizar-se nesta quinta-feira às 11 horas no Plenário da Câmara.

11º Sessão Extraordinária derruba o Veto do Executivo Municipal contra as emendas aprovadas pelos vereadores

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 29/12/2022 16h52, última modificação 29/12/2022 16h52
A votação ficou em 5 x 4 derrubando o Veto
11º Sessão Extraordinária derruba o Veto do Executivo Municipal contra as emendas aprovadas pelos vereadores

Plenário cheio na Casa Legislativa

Na data de ontem, 28, esteve em pauta no plenário, para leitura, discussão única e votação, o veto total oposto às emendas ao projeto de lei nº 025 de 04/10/2022, que estima e fixa a despesa do município de Carapebus para o exercício financeiro de 2023 do Poder Executivo Municipal.

No início do mês, no dia 8, foi apresentada no plenário da Câmara às 10 horas da manhã em audiência pública emergencial, o Orçamento Municipal pra o exercício de 2023 enviado à Casa Legislativa pelo Executivo, onde o orçamento foi apresentado à população presente e discutido entre eles o valor previsto de R$ 238.184.992,07 para o ano de 2023, com alguns destaques desfavoráveis segundo os vereadores.

Após muita discussão, algumas emendas foram impostas ao orçamento. Emendas estas que foram aprovadas por unanimidade, quando deram início a mais duas sessões extraordinárias, e foi permitido apenas 5% de suplementação no orçamento.

Ontem então, mais uma vez com o plenário cheio e muitas pessoas acompanhando online, os vereadores discutiram o veto do Executivo Municipal e votaram.

O Veto do Executivo foi derrubado em uma votação de 5 x 4, sem o voto do presidente da Casa, Leandro Esteves e sem o voto do vereador Robson Rodrigues que se ausentou antes de terminar a sessão.

Nas emendas, constam, além de outras prioridades, o Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal e o reajuste do piso salarial dos professores previsto em lei federal.

Convocação 11° Sessão Extraordinária 28/12/2022

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 27/12/2022 13h35, última modificação 27/12/2022 13h58
A sessão extraordinária será nesta quarta feira ás 10 horas no plenário da Câmara Municipal de Carapebus

A sessão extraordinária será nesta quarta feira ás 10 horas no plenário da Câmara Municipal de Carapebus.

Em leitura, em discussão única e em votação, o veto total oposto às emendas ao projeto de lei que estima e fixa a despesa do município de Carapebus para o exercício financeiro de 2023.

Chegou mais um Natal!

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 24/12/2022 16h46, última modificação 24/12/2022 16h46
São os Votos da Câmara Municipal de Vereadores a toda a população carapebuense!

 

Momento de renascimento, onde todos temos a oportunidade de nos reinventarmos, sermos melhores para conosco e com quem nos cerca.

Que nesse Natal o amor do Menino Jesus invada os corações e que consigamos viver em Paz e Harmonia.

São os Votos da Câmara Municipal de Vereadores a toda a população carapebuense!

Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal de Carapebus é aprovado na Câmara

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 16/12/2022 13h13, última modificação 16/12/2022 13h13
A conquista foi motivo de comemorações para os GMs.

A última quinta-feira (15), foi considerada um dia de vitória para a Guarda Municipal de Carapebus. A conquista do Plano de Cargos e Carreiras votada e aprovada por unanimidade durante a 36º Sessão Ordinária, foi motivo de festa para os GMs.

A estruturação do Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal de Carapebus, trata-se do Projeto de Lei n° 028 , que estabelece normas gerais de enquadramento, institui nova tabela de vencimentos  e dá outras providencias. De autoria do Poder Executivo Municipal e com parecer favorável da CCJ ,  requerendo apreciação e votação em regime de urgência especial.

O Projeto foi bastante discutido em plenário por todos os vereadores, mas, principalmente por, Paulo Ribeiro e Luciano Sardinha que são agentes da Guarda Municipal de Carapebus. Havia também um grande público presente em plenário, como Agentes da GMC, coordenadores e o Secretário de Segurança Pública Municipal, Aladoga, que também é Guarda.

“A Guarda Municipal é composta por profissionais responsáveis pela segurança pública no município. Desse modo, atuam no cuidado e preservação de patrimônios, mas também na segurança dos cidadãos. Sendo assim, costumam atuar em rondas preventivas e no primeiro atendimento de pequenas ocorrências dentro da nossa jurisdição, sendo assim, merecem todo reconhecimento. Em todo momento, estive com vocês na luta por este plano. Parabéns aos nobres colegas de farda”, finalizou Paulo Ribeiro.

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e comemorado pelos agentes da Guarda.

Audiência Pública e sessões para votação do Orçamento 2023

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 09/12/2022 19h11, última modificação 09/12/2022 19h11
Vereadores aprovam 5% de suplementação no Orçamento

Na data de ontem (8), foi apresentada no plenário da Câmara às 10 horas da manhã em audiência pública emergencial, o Orçamento Municipal pra o exercício de 2023 enviado à Casa Legislativa pelo Executivo. A audiência foi dirigida pela Presidente do COFIN, a vereadora Tânia Cabral, juntos, os  vereadores, Paulo Ribeiro e Cíntia Barcelos que também fazem parte da comissão e os vereadores, Kelver Souza e Robson Rodrigues.

O orçamento foi apresentado à população presente e discutido entre eles o valor previsto de R$ 238.184.992,07 para o ano de 2023, com alguns destaques desfavoráveis segundo os vereadores, porém não haviam representantes do Executivo Municipal para debater estes destaques.

Mais tarde, às 18 horas, se deu início a 35º Sessão Ordinária para a votação deste orçamento. Mais uma vez, o plenário contou com um grande número de pessoas acompanhando pessoalmente a sessão e com todos os vereadores presentes.

Após muita discussão, entre os vereadores e cada um deles terem usado a palavra para expor suas ideias e opiniões, algumas emendas foram impostas ao orçamento. Emendas estas que foram aprovadas por unanimidade, quando deram início a mais duas sessões extraordinárias, e foi permitido apenas 5% de suplementação no orçamento.

Segundo os vereadores que votaram contra o orçamento, 5% do valor está de bom tamanho para o Executivo trabalhar o município, já que serviços prioritários terão que passar pela Casa de Leis e ser aprovada pelos vereadores, a população não terá com o que se preocupar em se tratando disto.

Nas emendas, constam, além de outras prioridades, o Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal e o reajuste do piso salarial dos professores previsto em lei federal.

As sessões duraram cerca de 3 horas.

Audiência Pública Emergencial

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 07/12/2022 19h27, última modificação 07/12/2022 19h27
A Câmara Municipal de Carapebus, convida a população para estar presente na Audiência Pública Emergencial que será realizada nesta quinta feira 08/12 às 10 horas da manhã no plenário da Câmara. A audiência tratará do orçamento para 2023 e será de grande importância a participação da população.
A audiência não será transmitida ao vivo devido a falta de internet no local por conta das fortes chuvas dos últimos dias, que ocasionou o alagamento da Câmara, mas será gravada e publicada nas redes sociais da Câmara após.

COMUNICADO

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 04/12/2022 22h12, última modificação 04/12/2022 22h12
A Câmara Municipal, previamente, não terá atendimento nesta semana de 05 a 09/12.
Retornaremos os atendimentos assim que possível.

A nossa solidariedade à toda a população de Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 04/12/2022 21h55, última modificação 04/12/2022 21h55

Comunicado Oficial da Câmara de Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 28/11/2022 10h50, última modificação 28/11/2022 11h07

 

Foi protocolado na Câmara Municipal de Carapebus no dia 28/11/2022 às 08:37 o Ato da Presidência n.º 009/2022 que deu origem ao Processo n.º 979/2022, a fim de estabelecer o Cronograma Oficial para a Eleição da Mesa Executiva da Câmara para o Biênio 2023/2024.

 

Como determina o Regimento Interno, cópia do Ato da Presidência n.º 009/2022 protocolado foi afixado no Quadro de Avisos Oficial da Câmara às 09:16, e por determinação do próprio Ato, informado aos vereadores através do grupo de WhatsApp da Câmara além da publicação no Facebook e sítio oficiais da Câmara.

 

 

Ato da Presidência APRES nº 009/22

 

O vereador Presidente da CÂMARA MUNICIPAL DE CARAPEBUS no uso de suas atribuições legais constantes no Regimento Interno da Câmara Municipal e da Lei Orgânica do Município de Carapebus comunica Oficialmente para os devidos fins de direito;

 

Cronograma Oficial para Eleição da Mesa Executiva para o Biênio Ano 2023/2024.

 

  • 28/11/2022-Abertura do Prazo para Registro de Chapa da Mesa Executiva.
  • 29/11/2022-Fechamento do Prazo para Registro de Chapa da Mesa Executiva.
  • 29/11/2022-Sessão Ordinária-Eleição da Mesa Executiva.

 

O registro de chapa se dará no horário de expediente da Câmara Municipal de Carapebus das 8h as 16h (segunda a quinta feira) e 8h as 12:00h (sexta-feira), devendo ser protocolado no Setor de Protocolo.

A Sessão Ordinária a realizar-se, as 17:00h no plenário da Câmara Municipal Maria Helena Da Silveira Brito.

 

Uma homenagem da Câmara Municipal de Carapebus!

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 28/10/2022 18h48, última modificação 28/10/2022 18h48

Câmara de Carapebus realiza sessão de homenagens

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 28/10/2022 18h46, última modificação 28/10/2022 18h46
A Sessão Ordinária que aconteceu hoje na Câmara, deu lugar a um dia de entrega de honrarias, Moções de Aplausos.
Os homenageados de hoje foram escolhidos pelo vereador Paulo Ribeiro, que foram; o Assistente Administrativo Bruno Couto Lima, o Assistente Administrativo José Carlos Nogueira da Silva, o Conselheiro Tutelar João Victor Chaves Ortiz, o professor de violão Domingos Vital Garcia, o Professor de Capoeira Márcio Tavares e a Mercearia Castilho.
Todos por terem seus trabalhos reconhecidos no âmbito do município e que de alguma forma colaboram para seu desenvolvimento.
Segundo o Vereador Paulinho, é sempre muito importante reconhecer quando as pessoas se dedicam aos seus trabalhos e fazem a diferença na sociedade. "Parabenizo a cada um de vocês, fazendo essa pequena homenagem em nome de todos os vereadores desta Casa", finalizou.

Vereadores licenciados reassumem seus mandatos na Câmara de Carapebus

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 18/10/2022 23h00, última modificação 18/10/2022 23h00

Os vereadores, Patrick Carvalho e Maicon Pimentel, que estavam licenciados da Câmara, para estarem a frente de secretarias municipais de Carapebus reassumiram hoje (18), seus mandatos, durante a 29° Sessão Ordinária de 2022.

Os suplentes, Riverton França e Fábio Costa, tiveram seus trabalhos elogiados e reconhecidos por seus colegas vereadores que também parabenizaram a volta de Maicon e Patrick.

“Hoje eu resolvi discursar, falar da minha volta, como todos sabem, eu estive com a minha mãe em sua recuperação durante alguns meses, graças a Deus ela já está dando seus passos sem precisar de ajuda, e junto com a minha mãe, meu psicológico também se recupera, porque não é fácil, foram dois meses de luta e hoje eu agradeço a Deus, porque ver minha mãe sorrindo pra mim não tem preço. Sei que cumpri meu dever a frente da Secretaria Municipal de Obras e posso dizer que estou feliz ao retornar para esta Casa, onde sempre terei orgulho de poder representar a nossa população”, ressaltou o vereador, Patrick.

"É uma felicidade pra mim, mais uma vez retornar pra essa Casa de Leis e poder seguir carregando a bandeira do povo. Foi uma experiência boa também ocupar o cargo de Secretário de Trabalho e Renda, onde pude colaborar com a população, através de cursos do Senai, mais de 100 MEI's abertos, aberturas e segunda via de carteiras de trabalho e outros benefícios, inclusive,  parceria com empresa, onde conseguimos encaminhar diversos munícipes que se encontravam desempregados para começarem a trabalhar e colocar sustento dentro de casa. Agora irei, mais uma vez me dedicar ao meu mandato de vereador e ajudar  o governo Bernard Tavares a trazer melhorias e desenvolvimento para a população”, finalizou o vereador, Maicon.

 

Moção de Aplausos é entregue a comerciante do município pela Câmara

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 04/10/2022 23h48, última modificação 04/10/2022 23h48
Na data de hoje, 04/10, durante a 28° Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Carapebus, o Vereador Raimundo Luna, homenageou o comerciante, Josias Barcelos Prata, mais conhecido por "Doca" do churrasquinho de Ubás, com uma "Moção de Aplausos", pelos anos de seu serviço dedicado à população de Carapebus, mais precisamente no bairro Ubás, onde tem junto de sua família um comércio com o famoso churrasquinho do Doca, prestando um serviço de qualidade e excelência no atendimento de seus clientes e amigos.
Por ser horário em que estava trabalhando, Doca não esteve presente na sessão onde receberia a homenagem porém, o vereador Raimundo, levou pessoalmente a honraria até o homenageado.
Doca, recebeu emocionado a homenagem das mãos de Raimundo e disse estar muito feliz pelo reconhecimento.
Vale ressaltar, a importância de enaltecer pessoas que trabalham buscando o pão de cada dia.

Indicação para distribuição de leite às crianças da rede municipal de ensino é aprovada na Câmara

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 14/09/2022 20h33, última modificação 14/09/2022 20h33

O Vereador, Robson Rodrigues, no uso das suas atribuições que lhes são conferidas no Regimento Interno, levou ontem (13) a plenário, indicação Legislativa que sugere ao Prefeito Bernard Tavares Didimo, a concessão de um (1) litro de leite diário, proveniente da pecuária Carapebuenses, a alunos de 3 a 8 anos da rede municipal de ensino.
A presente matéria tem por objetivo, conceder aos alunos da rede municipal de ensino, leite provenientes da pecuária de Carapebus, a fim de valorizar e apoiar a classe de empresários e trabalhadores que dedicam suas vidas na produção de leite.
"Vale salientar que, devido às variações climáticas, os pastos estão cada vez mais secos, os investimentos com alimentos para os animais também passam por uma alta nos valores, por tanto o município precisa incentivar o pequeno produtor a continuar os seus trabalhos e em relação aos alunos que receberão o leite, será de grande relevância a atitude, em vista que contribuirá principalmente na questão financeira familiar, somos cientes que a alta dos alimentos tem sido um inimigo na hora das compras, com essa iniciativa, a família terá um produto puro e de qualidade, ainda um alívio na hora das compras", finalizou o vereador Robson.
A indicação foi aprovada pelos vereadores presentes na casa.

Requerimento para realização de audiência pública com a empresa Quissatur

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 14/09/2022 20h31, última modificação 14/09/2022 20h31

Um Requerimento, para que seja realizada uma Audiência Pública na Camara Municipal de Carapebus com a empresa de transporte intermunicipal, Quissatur, foi feita ontem (13) durante a Sessão Ordinária. O requerimento é de autoria do vereador, Paulo Ribeiro e tem o objetivo de colocar de frente com a população, os responsáveis pelos transportes do município, do Estado e aQuissatur.
"Hoje mais uma vez, buscando melhorias para a vida dos carapebuenses faço este requerimento, pedindo Audiência Pública com a empresa Quissatur, tendo em vista que já buscamos vários meios para melhorar o transporte público intermunicipal e nada adiantou, então agora, em uma audiência pública, no dia 13 de outubro as 17 horas, vamos juntos com a população cobrar melhorias aos devidos órgãos competentes que estarão presente", frisou Paulinho.
Moradores, usuários do transporte público intermunicipal, tem se queixado tanto dos veículos, quanto dos horários e também dos motoristas.

Indicação para ampliação do Centro de Fisioterapia Municipal é aprovado na Câmara

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 14/09/2022 20h30, última modificação 14/09/2022 20h30

Na Sessão Ordinária de ontem (13), foi apresentada em plenário aos vereadores da Casa Legislativa, uma indicação de autoria da Vereadora Cintia Barcelos que, sugere ao Excelentíssimo
Senhor Prefeito Municipal de Carapebus, Bernard Tavares Didimo, a ampliação do Centro Municipal de Fisioterapia.
"Quando falamos de fisioterapia, tratamos da ciência da saúde que se aplica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Tendo em vista que é um tratamento essencial para a vida das pessoas que sofrem com problemas de saúde", ressaltou a Vereadora Cintia durante sua fala.
A Ampliação estrutural, compra de mais equipamentos e a contratação de mais profissionais, concederá aos munícipes e usuários, mais agilidades no atendimento, tendo em vista o aumento da população, principalmente dos idosos.
A indicação foi discutida, votada e aprovada pelos vereadores presentes na sessão.

Audiência Pública sobre a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias

por adm publicado 17/05/2022 15h53, última modificação 17/05/2022 15h53

A Câmara de Vereadores de Carapebus realizará uma audiência Pública Virtual no dia 25 (quarta-feira) às 10 horas no endereço https://www.facebook.com/CamaraMunicipalCarapebus e tratará da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) municipal. A sessão se dará no plenário Vereadora Maria Helena da Silveira Brito da Câmara Municipal.

A Câmara disponibilizará também um formulário online para que o cidadão possa enviar suas perguntas, sugestões ou críticas sobre a LDO 2023.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.

Transparência:
A equipe técnica-administrativa da Câmara adotou todas as medidas necessárias para o bom desenvolvimento da atividade, para que a população e entidades possam participar, fazer comentários ou sugestões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), através de questionário disponibilizado no site da Casa pelo endereço https://forms.gle/C1sgLykGEHaTki5Y8.

LOA e PPA de Carapebus são aprovados na Câmara

por Tania Maria Garabini publicado 26/01/2022 13h12, última modificação 26/01/2022 13h12
Houve quatro votos contrários

Em três sessões, sendo duas extraordinárias os vereadores de Carapebus aprovaram por sete votos favoráveis e quatro contra o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Votaram favoravelmente os vereadores Tânia Cabral, Luciano Deuty, Raimundo Luna, Robson Xaropinho, Maicon Pimentel, Adriano Lima e Patrick Carvalho. Foram votos contrários Leandro Drumond Esteves, Cíntia Barcelos, Paulinho Cueca e Kelver JJ.

O vereador Paulinho Cueca votou contrário como presidente do CCJ alegando que, tanto a LOA quanto o PPA não contemplavam o aumento salarial dos professores, assim como o Plano de Cargos e Carreira da Guarda Municipal. Em contrapartida, a vereadora Tânia Cabral lembrou que, ambos os documentos foram encaminhados à Casa para votação, sem que tivesse ambos os aumentos colocados na documentação recebida. O plano de carreira e o aumento dos professores foram votados e aprovados na Câmara ano passado e sancionado pelo Executivo.

 

Suplentes e titulares apresentam 27 indicações durante ano legislativo

por Tania Maria Garabini publicado 25/01/2022 14h30, última modificação 25/01/2022 14h30
Titulares assumiram secretarias municipais

Três vereadores com titularidade na Câmara Raimundo Luna Filho, Paulo José (Cueca) Ribeiro e Cíntia Camargo Barcelos apresentaram em 2021 poucas indicações legislativas, pois assim que assumiram suas cadeiras foram convidados para administrar secretarias municipais, retornando ao Legislativa somente em dezembro.

Pouco antes de assumir a pasta de Serviço Urbano, Raimundo Luna Filho, apresentou e teve aprovada a indicação legislativa feita ao poder Executivo, para a realização de estudo para instalação de painéis fotovoltaicos a serem instalados nos prédios públicos do município.

 

Paulinho Cueca

 Antes de assumir a pasta de Obras, Paulo José (Cueca) Ribeiro fez a solicitação de priorizar os profissionais de Educação na vacinação contra o Covid, durante o período de pandemia.

 

Cíntia Barcelos

A vereadora Cíntia Barcelos que permaneceu ao longo de 2021 à frente da Secretaria de Promoção Social apresentou duas indicações, antes de sair do Legislativo para atuar no Executivo. São elas:

-  Saneamento básico, rede de água potável, e calcetamento no Loteamento APCC.

- Reforma dos banheiros do Parque de Exposição.

 Entre os suplentes assumiram a vereança Marcelo Mourão, Ronei Silva, Rodrigo Lima e Marquinhos Pacato, ficando até dezembro de 2021.

 

Marcelo Mourão

O suplente Marcelo Mourão apresentou oito indicações. São elas.

- Criação do cadastro público de espera de pessoas com 18 anos ou acima para serem vacinados com o excedente dos lotes contra o Covid 19.

- Mutirão de Saúde e UBS itinerante em Capelinha, Ingazeira e Maria Amália.

- Criação de creche municipal no Caxanga.

- Curso para donas de casa de confeitaria, corte e costura, bordado e artesanato.
- Colocação de lama asfáltica em trechos de maior concentração populacional na zona rural.

- Criação da Patrulha Rural.

- Implantação da sopa itinerante nos bairros.

- Criação de Unidade Básica de Saúde em Ingazeira.

 

Ronei da Silva Pereira

O jovem parlamentar, que assumiu a vaga do presidente Leandro Drumond Esteves em sua gestão apresentou sete indicações que foram aprovadas em plenário pelos demais vereadores. São elas

- Implantação de saneamento básico, encanamento de água potável e calcetamento no Novo APCC.

- Saneamento básico, água potável, calcetamento ou asfaltamento no alto do Caxanga, nas ruas Batista Rangel e Agrovila.

- Saneamento básico, encanamento de água, calcetamento no bairro da Praça Cordeiro, bem como Rua Juiz de Direito Benedito Carlos Ferreira e travessas Um e Dois.

- Instalação de bueiros na Rua Salim Selem Bichara, no Centro.

- Instalação de corrimão na travessa do córrego, ao lado do Estádio Municipal.

- Reparo no meio-fio do ponto de Ônibus em frente ao barracão da Prefeitura.

- Remodelação das calçadas da Rua Joaquim José da Silva Xavier.

 

 Marquinhos Pacato

-  Construção de portal na entrada da cidade.

- Pavimentação de vias públicas urbanas do município.

- Arborização das vias públicas da cidade.

 

 Rodrigo Lima

 - Criação de canil municipal.

- Manutenção periódica das estradas municipais.

- Criação de setor exclusivo para atendimento domiciliar periódicos de gestantes e idosos.

- Criação de posto pediátrico.

Novos vereadores apresentam 86 indicações legislativas

por Tania Maria Garabini publicado 24/01/2022 11h03, última modificação 24/01/2022 11h03
Patrick formula 28 das 86 que foram aprovadas

Em 2021, a Câmara de Vereadores de Carapebus passou a contar com duas cadeiras parlamentares a mais passando de nove para onze vereadores. Entre os eleitos, novos políticos assumiram a vereança. São eles, os vereadores Kelver JJ, Cintia Barcelos, Robson Rodrigues, Patrick Carvalho, Raimundo Luna Filho e Paulo José Ribeiro. Ainda em 2021, quatro suplentes assumiram a cadeira já que os titulares assumiram secretarias municipais e a própria prefeitura. São eles Rodrigo Lima, Ronei Viana, Marcelo Mourão e Marcos Antônio Pacato.

O vereador Patrick Carvalho apresentou 28 indicações. São elas:

- Instalação da base fixa da Guarda Municipal.

- Detecção das localidades urbanas isoladas que não possuem rede de água potável.

- Criação de Kit lanche para pacientes que precisem fazer exames clínicos em outras cidades.

- Auxílio emergencial de R$ 400,00 às famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social decorrente da pandemia.

- Manutenção da estrada principal do bairro Lameiros e instalação de duas lombadas eletrônicas na região.

- Ampliação do cemitério Bosque das Acácias com ruas devidamente nominadas e numeradas.

- Criação de bolsa para cursos técnicos e profissionalizantes.

- Colocação de tenda com educadores físicos e técnicos de enfermagem para auxiliar aos que se exercitam no parque de exposição Hilda Tavares, bem como aferir pressão e glicose.

- Construção ou reforma de nova estação de tratamento de esgoto em Ubás.

- Instalação em toda a cidade de placas com nomenclaturas das ruas.

- Colocação de pequenas lixeiras em postes e locais estratégicos da cidade.

- Reforma das escolas municipais Davi Lincoln, Cambuin, Antônio Augusto da Paz, José Rozendo e Serafina.

- Reforma da praça da Baixado com construção de cobertura da quadra.

- Limpeza bimensal de todos os bueiros da cidade.

- Construção de uma unidade Básica de Saúde (UBS) em Morrinhos.

- Limpeza do córrego do Lameiros, em fevereiro e agosto.

- Reforma e utilização da escola de Morrinhos.

- Construção de praça no bairro São Domingos.

-  Instalação de semáforo próximo a travessia da linha de trem, nas proximidades do hospital Carlito Gonçalves.

- Construção de quadra de futevôlei e parquinho infantil em frente às casas do Botafoguinho.

- Conclusão da obra da praça do Sapecado.

- Construção de praça no bairro São Domingos.

- Construção de guarita para passageiros de ônibus na estrada da Ingazeira.

- Área de lazer com quadra coberta e playground no Alto do Caxanga.

-  Construção de quadra coberta e parquinho infantil em frente às casas populares no Bairro Morrinhos.

- Construção de praça com quadra society coberta e parque infantil no Fundão.

- Aquisição de material escolar e uniformes para os alunos da rede municipal de ensino.

-  Construção de guarita nos pontos de ônibus no bairro Capelinha.

 

Vereador Kelver JJ

 

Vereador de primeiro mandato, o parlamentar que esteve por vários meses como presidente da Câmara fez as seguintes indicações:

 

- Implantação de saneamento básico, rede de água potável, calcetamento ou asfaltamento no Barreiros.

- Inclusão das atendentes de farmácia na lista de prioridade para vacinação contra o Covid 19.

- Criação do canil e gatil municipal.

- Inclusão de comerciantes e funcionários do comércio na lista de prioridade para a vacinação contra o Covid 19.

- Ajuste salarial dos agentes comunitários de Saúde e dos agentes de combate à endemias, conforme lei federal Nº 13.708.

- Instalação de quebra-molas nas ruas Manoel Antônio Ribeiro Filho e Silva Drumond.

- Implantação de Equoterapia para tratamento de pessoas com necessidades especiais ou em reabilitação física.

 

Vereador Robson Rodrigues

Oriundo do funcionalismo público, o vereador Robson Rodrigues (Xaropinho) em seu primeiro ano de vereança apresentou as seguintes indicações:

- Criação do parque da cidade, como espaço de lazer e preservação da fauna e flora da cidade.

- Ampliação do horário de funcionamento da farmácia municipal.

- Ampliação do espaço físico do posto do Banco do Brasil.

- Isenção de juros e multas no IPTU durante o período da pandemia.

- Retorno da feirinha no Centro.

- Construção de quadra de areia no Parque de Exposição.

- Urbanização do bairro Fundão.

- Iluminação pública na RJ 178 em frente a oficina do ferrinho até o trevo do loteamento Santa Edwiges.

- Construção de ponto de ônibus.

- Urbanização do loteamento Nova Canaã, em Ubás.

- Urbanização do loteamento de Robertinho, no bairro Sapecado.

- Construção de um posto da guarda municipal.

- Implantação do Programa Saúde da Família (PSF) em Botafoguinho.

Vereadores indicam e aprovam 137 indicações em 2021

por Tania Maria Garabini publicado 23/01/2022 12h08, última modificação 23/01/2022 12h08
Legislativo ativo em prol da população e melhoria da cidade

Os vereadores em 2021 apresentaram e aprovaram 137 indicações que contemplam de obras de praças a atendimento à população idosa e com problemas mentais além de linhas de ônibus interbairros, construção de PSF, iluminação pública e muitos outros.

Entre os vereadores mais antigos da Casa apresentaram indicações legislativas estão:

Leandro Drumond Esteves que, se ausentou da presidência da Câmara para assumir interinamente a administração municipal. No período em que esteve à frente da Casa apresentou a indicação legislativa para que a prefeitura implemente o posto da guarda no então colégio Senador Vasconcelos Torres. Ele também assinou em parceria com os demais vereadores outras indicações que propõe melhorias para a cidade e toda a população.

Luciano Deuty

O vereador Luciano Sardinha (Deuty) fez 13 indicações, bem como assinou outras centenas como coautor. As de sua autoria são:

- Limpeza dos acostamentos da RJ-178, dentro do perímetro da cidade.

- Iluminação pública na RJ-178, sentido Quissamã e na Rua Benedito Carlos Ferreira, em direção a ponte atrás da antiga usina.

- Construção no espaço do barracão da Secretaria de Serviços Públicos, uma borracharia e uma oficina para confecção de bueiros.

- Construção de ponto de ônibus, na RJ-178, em frente ao loteamento de Moeca.

- Retomada da bolsa de estudos para os universitários da cidade.

- Plantio de árvores frutíferas ao redor do Parque de Exposição.

- Construção e funcionamento da Casa do Curativo, com especialidades para atendimento de paciente com Diabetes.

- Instalação de aparelhos de exercícios no Parque de Exposição e profissionais de Educação Física para acompanharam e orientar os usuários dos mesmos.

- Construção de abrigo de passageiros na Baixada, com cobertura, banco e iluminação.

- Calcetamento da rua principal e transversais do bairro Lameiro.

- Contratação da equipe do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) formando parceria pública para melhoria do setor no município.

- Reforma do banheiro da praça Matriz.

- Reforma nos corrimões da ponte no Alto do Caxanga e manutenção das ruas do bairro.

- Calcetamento e saneamento básico no loteamento Cláudio Prata.

- Iluminação Pública na RJ 178, da oficina do Ferrinho até o trevo do loteamento Santa Edwiges.

 

Maicon Pimentel

O vereador Maicon Pimentel apresentou seis indicações legislativa e subscreveu dezenas de outras formuladas pelos colegas parlamentares. Suas indicações individuais foram:

- Aumento para R$ 50,00 o valor da diária dos motoristas da prefeitura para viagens à Campos e R$ 80,00 com destino ao Rio de Janeiro.

- Retomada do Vale Alimentação para todos os servidores municipais.

- Implementação de Dri-thru na vacinação contra o Covid 19.

- Construção de banheiros masculino e feminino na lagoa da Praia de Carapebus.

-  Criação de um ponto de atendimento com campanha de vacinação antirrábica animais.

- Construção de um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro Barreiros.

 

Tânia Cabral

A vereador Tânia Cabral formulou e teve aprovada 22 indicações. São elas:

-  Calcetamento ou asfaltamento da Estrado do Quatis, no bairro Ubás.

- Confecção e fixação de placas indicativos em todas as ruas do município.

- Reforma completa e instalação de cobertura da quadra de esporte da escola municipal Camboim, em Ubás.

- Novo projeto para a construção da praça de alimentação.

- Reforma completa da estação de tratamento de esgoto no Ubás.

- Asfaltamento da Rua Iomar Batista Lamóglia, iniciando na linha de trem em frente ao cemitério até a frente da igreja católica no Caxanga.

- Ambulância com enfermeiro e maqueiro, em tempo integral, no bairro Ubás.

- Construção de uma estação de tratamento de esgoto no Caxanga para atender o loteamento de Joci.

- Asfaltamento das ruas João Aurélio Ortiz, Carlos Mota da Silva e João Hilário da Silva, em Ubás.

- Realização de convênio ou criação do Centro de Atenção à Pessoa Idosa.

- Controle reprodutivo de cães e gatos, com uma unidade móvel para a realização desse serviço.

- Construção de ciclovia entre os bairros Baixada e Ubás.

- Remodelação da avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade.

- Remodelação da praça Frei Baltazar, no Centro.

- Modernização da Zona Especial de Negócios (ZEN) para captação de novas empresas e geração de emprego.

- Concessão de tíquete alimentação no valor de R$ 350,00 aos servidores municipais, concursados e contratados.

- Implantação da Casa da Sopa no município.

- Fornecimento de cestas básicas aos servidores municipais, concursados e contratados que recebam até R$ 2 mil de salário.

- Concessão de Abono Excepcional aos professores com recurso vindo do Fundeb.

- Aumento salarial a todos os servidores, após estudo de impacto financeiro e com o fim da vigência da lei federal Nº 173/20.

- Pintura demarcatória nas ruas centrais.

- Regulamentação do estacionamento rotatório em frente as farmácias.

Cintia Camargo questiona falta de data para pagamento dos servidores

por Tania Maria Garabini publicado 21/01/2022 17h05, última modificação 21/01/2022 17h16
Governo atual não tem data definida

Somente após o realinhamento e ajustamento das contas públicas de Carapebus, sem a dependência da União e do Estado, a administração municipal deverá realizar os pagamentos em dia e conceder aumento aos servidores municipais. A vereadora Cíntia Camargo Barcelos, membro do CCJ questionou qual data ou ano em que isso acontecerá. “Esse realinhamento tem prazo? – Mais enfática, voltou a questionar – Isso acontecerá em 2024, 2025?”.

Como resposta, obteve do secretário de Planejamento que o governo atual precisará de pelo menos, seis meses a um ano para analisar todas as contas, entender como está a situação fiscal para fazer esse realinhamento. Cíntia Camargo salientou que os funcionários contratados pela Cooperativa de Trabalhadores estão com atraso salarial de dois meses.

O orçamento anual de Carapebus é da ordem de R$ 160,1 milhões. A receita própria do município é de R$ 4,9 milhões e de transferências no valor de R$ 149, 9 milhões. Já a previsão de despesas com pessoal e encargos em torno de R$ 65,1 milhões e R$ 57 milhões destinados à manutenção da máquina administrativa pública. A administração municipal tem uma dívida patronal com o CarapebusPrev de R$ 3,5 milhões mais R$ 900 mil de dívidas a serem quitadas. Com isso, dos recursos transferidos e da receita própria sobraram R$ 20,4 milhões para investimentos. Para a Saúde está previsto gastos de R$ 42 milhões. Para a Educação, a previsão é da ordem de R$ 30 milhões.

O governo municipal inseriu na LOA e no PPA, três alterações visando a melhoria dos trabalhos administrativos e funcionais. São eles: Aparelhamento da Guarda Municipal, aquisição de imóvel para a instalação do centro administrativo e a criação da gestão compartilha na área de Saúde.

 

Cintia Camargo questiona falta de data para pagamento dos servidores

por Tania Maria Garabini publicado 21/01/2022 16h55, última modificação 21/01/2022 17h03
Governo atual não tem data definida

Somente após o realinhamento e ajustamento das contas públicas de Carapebus, sem a dependência da União e do Estado, a administração municipal deverá realizar os pagamentos em dia e conceder aumento aos servidores municipais. A vereadora Cíntia Camargo Barcelos, membro do CCJ questionou qual data ou ano em que isso acontecerá já que, há anos existe essa defasagem. “Esse realinhamento tem prazo? – Mais enfática, voltou a questionar – Isso acontecerá em 2024, 2025?”.

Como resposta, obteve do secretário de Planejamento que o governo atual precisará de pelo menos, seis meses a um ano para analisar todas as contas, entender como está a situação fiscal para fazer esse realinhamento. Cíntia Camargo salientou que os funcionários contratados pela Cooperativa de Trabalhadores estão com atraso salarial de dois meses.

O orçamento anual de Carapebus é da ordem de R$ 160,1 milhões. A receita própria do município é de R$ 4,9 milhões e de transferências no valor de R$ 149, 9 milhões. Já a previsão de despesas com pessoal e encargos em torno de R$ 65,1 milhões e R$ 57 milhões destinados à manutenção da máquina administrativa pública. A administração municipal tem uma dívida patronal com o CarapebusPrev de R$ 3,5 milhões mais R$ 900 mil de dívidas a serem quitadas. Com isso, dos recursos transferidos e da receita própria sobraram R$ 20,4 milhões para investimentos. Para a Saúde está previsto gastos de R$ 42 milhões. Para a Educação, a previsão é da ordem de R$ 30 milhões.

O governo municipal inseriu na LOA e no PPA, três alterações visando a melhoria dos trabalhos administrativos e funcionais. São eles: Aparelhamento da Guarda Municipal, aquisição de imóvel para a instalação do centro administrativo e a criação da gestão compartilha na área de Saúde.

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