Albecir propõe projeto para a saúde mental

por tania.garabini — publicado 24/11/2021 14h05, última modificação 24/11/2021 14h05
E utilização de painéis solares em órgãos públicos

Em dois projetos de lei, de autoria do vereador Albecir Ribeiro, aprovados por unanimidade durante sessão desta terça-feira (23), o parlamentar dispôs a autorização para a criação de projeto de promoção da saúde mental bem como a utilização de painéis solares em todos os prédios públicos municipais.

Em defesa da primeira proposta o vereador Albecir Ribeiro lembrou da necessidade de se criar um projeto que atenda o segmento da saúde metal na cidade. Através desse programa será possível o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção psicossocial. O projeto justifica-se pela necessidade de implementar ações de prevenção e assistência em saúde mental no âmbito da Atenção Básica. É fundamental promover acolhimento, escuta qualificada, cursos, palestras, roda de conversas, campanhas educativas para comunidade em geral. Essas estratégias devem ser priorizadas pela gestão municipal através da equipe de saúde, visando colaborar e ampliar a proposta de promoção e prevenção em saúde mental. Espera-se que com a implantação deste plano os problemas de saúde mental possam ser minimizados e que as pessoas tenham a oportunidade de participar de ações que possam fortalecer a saúde mental.

Energia Solar

O segundo projeto de lei tem por objetivo principal economizar para os cofres públicos municipais recursos com a redução de gastos com a energia convencional. A ideia é usar a energia solar para suprir parte da demanda energética dessas instalações.

Os benefícios que podem ser gerados pela iniciativa permitirão a redução de emissão de gases de efeito estufa por ano, contribuindo para a preservação ambiental, economia de até 90% nos custos com energia elétrica em alguns edifícios, liberando recursos públicos, que podem ser investidos em áreas como educação, saúde ou transporte público e também, geração de emprego qualificado proporcionada pela instalação dos sistemas de geração fotovoltaica.