Aprovado abono do Fundeb para professores de Carapebus

por tania.garabini — publicado 08/12/2021 10h32, última modificação 08/12/2021 10h32
Valor será de R$ 3 mil a serem pagos até o final de dezembro

Um abono salarial de R$ 3 mil serão pagos aos professores da rede pública municipal. Esse valor é proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos profissionais da Educação (Fundeb). O projeto de lei enviado pelo poder Executivo foi aprovado por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na noite de terça-feira (30). Vinte professores representando a categoria assistiram as duas sessões, cumprindo os procedimentos de segurança quanto ao Covid 19.

O abono será no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), sendo pago na seguinte forma:

A - Primeira parcela no valor de R$ 1.500,00 até dez dias da presente promulgação

B - Segunda Parcela no valor de R$ 1.500,00 a ser paga até o dia 30 de dezembro.

O abono de que trata esta lei será concedido aos profissionais do Magistério que fazem jus à sua remuneração na parcela mínima de 70% para Professor I; Professor I; Pedagogo e Psicopedagogo.

Os vereadores fizeram uso da palavra, durante a sessão em que se fez a leitura do projeto de lei. O vereador Marcelo Mourão se manifestou favorável, lembrando que também é servidor da prefeitura, onde atua como guarda municipal. “Vocês merecem não só esse abono, mas também com equiparação salarial e outros beneficiais assim como os demais servidores”. O vereador Maicon Pimentel reclamou a falta de informação sobre o valor total do Fundeb existente na cidade e quais serão os profissionais que receberão o abono.

O vereador Luciano Sardinha (Deut) além do voto favorável lembrou que é graças aos professores, que as pessoas aprendem e ganham uma profissão. O vereador Patrick Carvalho agradeceu a todos por serem responsáveis pela educação dos jovens e adultos da cidade. E mais do que merecido o recebimento do abono.

O vereador Robson Xaropinho Rodrigues foi contundente em afirmar que, esse valor deveria ser a maior e que a prefeitura cumpra o plano de cargos e salários da guarda municipal. Outros vereadores elogiaram a iniciativa da prefeitura em fazer o repasse em duas vezes do resíduo do Fundeb para os profissionais da Educação. O presidente da Casa, Kelver Carvalho além de parabenizar os professores que estiveram presentes na sessão, lembrou que a segunda parcela poderá ser a maior que o valor anunciado já que, os cálculos do Fundeb ainda passar por avaliação final.