Audiência Pública e sessões para votação do Orçamento 2023

por Vivian Dornellas Nonato Vieira publicado 09/12/2022 19h11, última modificação 09/12/2022 19h11
Vereadores aprovam 5% de suplementação no Orçamento

Na data de ontem (8), foi apresentada no plenário da Câmara às 10 horas da manhã em audiência pública emergencial, o Orçamento Municipal pra o exercício de 2023 enviado à Casa Legislativa pelo Executivo. A audiência foi dirigida pela Presidente do COFIN, a vereadora Tânia Cabral, juntos, os  vereadores, Paulo Ribeiro e Cíntia Barcelos que também fazem parte da comissão e os vereadores, Kelver Souza e Robson Rodrigues.

O orçamento foi apresentado à população presente e discutido entre eles o valor previsto de R$ 238.184.992,07 para o ano de 2023, com alguns destaques desfavoráveis segundo os vereadores, porém não haviam representantes do Executivo Municipal para debater estes destaques.

Mais tarde, às 18 horas, se deu início a 35º Sessão Ordinária para a votação deste orçamento. Mais uma vez, o plenário contou com um grande número de pessoas acompanhando pessoalmente a sessão e com todos os vereadores presentes.

Após muita discussão, entre os vereadores e cada um deles terem usado a palavra para expor suas ideias e opiniões, algumas emendas foram impostas ao orçamento. Emendas estas que foram aprovadas por unanimidade, quando deram início a mais duas sessões extraordinárias, e foi permitido apenas 5% de suplementação no orçamento.

Segundo os vereadores que votaram contra o orçamento, 5% do valor está de bom tamanho para o Executivo trabalhar o município, já que serviços prioritários terão que passar pela Casa de Leis e ser aprovada pelos vereadores, a população não terá com o que se preocupar em se tratando disto.

Nas emendas, constam, além de outras prioridades, o Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal e o reajuste do piso salarial dos professores previsto em lei federal.

As sessões duraram cerca de 3 horas.