Câmara aprova autorização de Central de trabalho para PDD

por tania.garabini — publicado 21/10/2021 11h28, última modificação 21/10/2021 11h28
Projeto de autoria do vereador Mourão obteve maioria dos votos

Foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei autorizando o Poder Executivo a criar a Central de Empregos para Pessoas Portadoras de Deficiência. O vereador autor é Marcelo Mourão, que defendeu sua proposta lembrando que, na cidade a deficiência de vagas de emprego é grande, assim como imensa a procura entre os jovens e adultos desempregados. Mas existe uma procura significativa por emprego por portadores de deficiência, já que não possuem a mesma oportunidade de mercado, exatamente por problemas enfrentados.

Para o vereador Mourão, a criação dessa Central facilitará aos PDD melhores oportunidades de emprego, já que as empresas que estiverem oferecendo suas vagas poderão disponibilizar um percentual das mesmas para os portadores de deficiência como determina a lei. Com a Central, as empresas terão um local especifico para divulgar suas vagas e selecionar novos profissionais e para os desempregados receberem um direcionamento objetivo e realista com sua necessidade.

Ainda na sessão, o vereador Marcelo Mourão sugeriu ao prefeito Dandinho a criação de cursos para donas de casa, além de outros como confeitaria, corte e costura, bordado e artesanato. Nesse período de pandemia, várias famílias enfrentaram seus membros desempregados. Entre a maioria, mulheres que sustentam ou ajudavam no orçamento familiar. Por retornar às suas casas, ficaram sem opção de ganho, dedicando-se apenas a cuidar da casa e de seus familiares.

Muitas delas em conversa com o vereador Mourão pediram para que ele, apresenta-se algo assim como sua indicação parlamentar para possam fazer cursos semi profissionalizantes enquanto estão desempregadas. O tempo ocioso poderá ser utilizado na realização desses cursos, que ajudarão na melhoria do orçamento familiares, pois alguns conseguiram produzir artesanalmente e comercializar os produtos, iniciando talvez seu projeto de empreendedorismo.