Câmara aprova Plano de Saneamento básico

por tania.garabini — publicado 30/04/2021 14h36, última modificação 30/04/2021 14h36
Serão aplicados R$ 6 milhões em melhorias básicas

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (29) os vereadores da Câmara aprovaram o Plano Municipal de Saneamento Básico, cuja verba de R$ 6 milhões foi obtida pela deputada Soraia Santos, após pedido formulado pela vereadora Tânia Cabral, para atender as necessidades da cidade. A emenda parlamentar foi apresentada pela deputada ano passado e a verba liberada apenas no final da legislatura. Com esse recurso, a prefeitura pretende implementar diversas ações básicas.

O presidente Leandro Drumond Esteves (Dandinho) requereu a sessão extraordinária após reunião com o Executivo municipal, que solicitou urgência na aprovação, para dar início aos trabalhos. Os vereadores mostraram-se satisfeito em dar a aprovação, diante das necessidades de vários bairros em relação a esse setor. A vereadora Tânia Cabral em sua fala, lembra que esteve com a deputada Soraia Santos e na oportunidade, detalhou a necessidade que a cidade tem em solucionar os problemas de saneamento e principalmente o abastecimento de água potável para toda a população e havia urgência em obter recursos federais para implementar o serviço. “A deputada é uma grande parceira de Carapebus e foi a única que se dispor a fazer emendas parlamentares contemplando o município”.

O Plano Municipal de Saneamento Básico cria condições para o município ter acesso aos recursos da União, destinados a empreendimentos dos serviços de abastecimento de água potável, de esgoto sanitário. Contempla também o manejo de águas pluviais urbanas e de gestão de resíduos sólidos para a população ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento.