Câmara realiza sessão sobre Coronavírus

por tania.garabini — publicado 20/03/2020 13h23, última modificação 20/03/2020 13h23
Secretário de Saúde presta esclarecimentos

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Carapebus realizou no dia 19, uma sessão especial com convidados da área de Saúde do município para prestar esclarecimentos à população sobre o Coronavírus. Estiveram presentes o secretário da pasta, Leonardo Sarmento e os coordenadores do Hospital Carlito Gonçalves, da Atenção Básica, da Vigilância e Saúde, da Reabilitação e do Transporte. A informação principal é de que, não há qualquer caso ou mesmo de suspeito da doença em Carapebus.

No ato da abertura do evento, falou o vereador Rodrigo Lima salientou a importância desse esclarecimento e da ação da Saúde para evitar o problema no município. Em seguida, a vereadora Tânia Cabral agradeceu o empenho dos funcionários do setor no atendimento da população. Marcelo Borginho lembrou do momento difícil que todos estão passando e pediu para que as pessoas evitem postar nas redes sociais inverdades, colocando a população em pânico.

O vereador Luciano Sardinha (Deuty) na oportunidade questionou as autoridades sanitárias sobre a possível falta de equipamentos para os funcionários que trabalham no PSF e na emergência. E comentou que no Parque de Exposição havia mais de 35 crianças brincando, quando deveriam estar em casa como recomenda o Ministério da Saúde, para evitar a proliferação do vírus.

O parlamentar Maicon Pimentel salientou que esse momento não deve haver lado político e sim de humanidade, por ser um momento importante para todos. Marquinhos Pacato reforçou a fala de Maicon ressaltando a necessidade de união para que se possa passar esse período crítico. O presidente da Casa, Anselmo Prata agradeceu aos profissionais da Saúde pelo trabalho já que estão sobrecarregados. Sugeriu que se faça um informativo sobre o assunto e se entregue nas residências, principalmente na área rural. E que, já foi informado da criação de escala dos agentes de saúde para evitar sobrecarga de serviço. E colocou a Câmara à disposição de qualquer ação ou projeto para atender a população. Informou que a Câmara estará de prontidão para votar qualquer proposta da Secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde Leonardo Sarmento garantiu que em Carapebus não há caso de Coronavírus, mas pediu a população que permaneça em casa, devido ao Coronavírus. Os trabalhos são realizados conforme as determinações e protocolos que estão sendo emitidos, de maneira dinâmica, para diminuir a propagação do vírus. “ A onda vai chegar e estamos adequando, porque nunca vimos algo tão grande como está acontecendo”.

E relatou que já foram realizadas pelos agentes de saúde, 720 visitas residenciais de pessoas inseridas no grupo de risco.

Para priorizar a situação:

- Foram suspensos os atendimentos ambulatorial, de odontologia, fisioterapia. Nessas áreas só há atendimento para casos de emergência.

- Criado o grupo de Vigilância Epidemiológica que está atendendo a população via telefone no número 22 9974-5510 Seus funcionários estão fazendo a coleta e levando os exames para serem feitos no Rio de Janeiro.

- Entrega de equipamentos de proteção para todos da área de Saúde.

- Os postos de saúde de atenção básica permanecerão abertos aos finais de semana até as 15 horas. Isso é para diminuir o fluxo de procura ao hospital.

- Utilização de veículos da Secretaria de Educação – suspensa as aulas – para reforçar a frota da Saúde.

- Foram alugadas cinco UTIs a serem instalados no Centro Cirúrgico do hospital.

- Colocado em funcionamento o telefone 192 para atendimento de casos do Coronavírus.

- Os exames de pre natal continuarão a ser realizados, mas com número e marcação de gestantes definidos nos postos, para evitar aglomeração e reduzir a segurança das pessoas.

- A Federação de transporte baixou norma que os ônibus intermunicipais devem passar por higienização a cada 24 horas e na troca de motoristas, os mesmos devem se higienizar, bem como o volante e o cabo da marcha.