Patrulha Maria da Penha entra em ação em Outubro em Carapebus

por tania.garabini — publicado 14/09/2021 11h05, última modificação 16/09/2021 09h28
Marcelo Mourão assegura que várias ações e projetos já estão funcionando na cidade

Várias ações e projetos estão em funcionando na cidade e beneficiando a população. O vereador Marcelo Mourão enumerou os trabalhos estão acontecendo, como a UBS Itinerante – indicação de sua autoria - a conclusão do curso da Maria da Penha que trata do atendimento às vítimas de violência doméstica. O vereador Marcelo Mourão adiantou que em breve Carapebus terá uma guarnição policial prestando atendimento específico para os casos de violência contra mulheres. O anúncio do funcionamento da "Maria da Penha" e a criação da Patrulha Rural - projeto de sua autoria - foi feito na sessão do dia 10, último.

Segundo Marcelo Mourão, o programa deverá funcionar a partir de outubro, já que estão sendo providenciadas instalações físicas para abrigar os agentes, pessoal de atendimento e também à população que forem em busca do serviço. Uma viatura específica ficará à disposição para atender os chamados. Salientou que o curso durou cinco dias e permitiu a capacitação de 27 agentes. Durante o curso, diversos temas foram debatidos, por profissionais de várias áreas, sendo eles, policiais do 32° Batalhão de Polícia Militar e da 130° Delegacia de Polícia, Procuradores de Carapebus, integrantes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Rio das Ostras e do Centro Especializado no Atendimento à Mulher de Macaé-CEAM.

A patrulha Maria da Penha faz parte de um projeto de abrangência Nacional que tem como objetivo realizar o enfrentamento diferenciado a violência doméstica. Consiste em fazer valer os direitos das mulheres vítimas de abusos no âmbito do seu lar.

“Várias indicações e solicitações feitas aos secretários estão acontecendo. Não podemos fechar os olhos e dizer que o governo não está fazendo nada. Sabemos que estão dia após dia tentando pagar as contas em dia, atender a população, funcionar os projetos e trabalhos mesmo sem recursos. Quero durante o momento que estiver aqui na Câmara lutar pela população. Estou visitando os bairros da cidade e vendo as necessidades dos moradores. E nós temos que trabalhar para a população”.

Patrulha Rural

Em conversa com o secretário de Segurança e Trânsito de Carapebus, Ricardo Aquino e policiais militares, o vereador Marcelo Mourão conseguiu que a Guarda Municipal crie a Patrulha Rural. Agentes municipais serão designados para essa nova patrulha que terá como prioridade atuar na área rural e assentamentos rurais como Maria Amália, Ingazeira e Capelinha.

Isso permitirá ampliação da segurança nessas localidades distantes que – na maioria das vezes – acaba desassistida devido a distância e a precariedade dos serviços oferecidos, que focam principalmente a área central ou em bairros próximos, para permitir maior eficiência.