Paulinho Cueca consegue faculdade instalada e parcerias governamentais

por tania.garabini — publicado 21/05/2021 10h51, última modificação 21/05/2021 10h51
Vereador consegue emendas para melhorias da cidade

O funcionamento de faculdade com cursos profissionalizantes e ensino superior, a partir de junho, vacinação de professores da rede municipal e recursos para compra de trator são algumas das ações do vereador Paulo José Ribeiro (Paulinho Cueca) já no início de seu primeiro mandato. Ele em entrevista na Rádio Aurora, em Campos dos Goytacazes falou dessas ações e de sua trajetória política.

Sua grande preocupação como vereador está sendo em dar apoio aos pequenos produtores para melhorar a economia da cidade e também em buscar parceiras estaduais e federais, para melhorias de Carapebus. E defende a necessidade de os políticos unirem-se com o Executivo para que os projetos saiam do papel e sejam transformados em obras.

Dificuldades de escoamento

Para diminuir os problemas de escoamento, Paulo Cueca juntamente com os demais vereadores pretendem encaminhar à prefeita, indicação para que se possa escoar boa parte da produção local para atender a rede de ensino, criando as cooperativas e viabilizando a demanda para cidades vizinhas.

Para isso, seria sugerida a compra de caminhões frigoríficos, baú e reparo nas estradas vicinais e também nas rodovias, permitindo um fluxo rodoviário que atenda às necessidades dos produtores. Em reunião no Departamento de Estrada e Rodagem (DER) os vereadores solicitaram o recapeamento das RJ 178 e 182.

Paulinho Cueca comentou da dificuldade em escoar a produção local. Os produtores de leite têm que comercializar seus produtos em Conceição de Macabú, Macaé ou Macuco. Exemplificou que os agricultores de hortaliças são obrigados a vender a produção em Macaé.

“Num momento desses - com a pandemia e a crise offshore - sabemos que o desemprego sempre foi muito alto; portanto temos que criar mecanismos para a nossa base, que é o produtor rural”, justificou.

Comentou ainda que, os vereadores estiveram com o deputado Áureo - no gabinete da prefeita Christiane Cordeiro - onde se conseguiu uma emenda para a compra de um trator com todos os implementos para atender os produtores rurais e assentados. Carapebus conta com 500 famílias de assentados atualmente.

Qualificação profissional

Com o desemprego e a pandemia como fatores críticos à economia local, o vereador junto com os demais colegas da situação e o poder Executivo conseguiram a instalação da faculdade Censupeg que oferece cursos de nível superior e também profissionalizantes.

“Fizemos a parceira com a Censupeg para que possamos trazer cursos profissionalizantes e a faculdade que está sendo on line. A prefeitura cedeu o espaço físico e teremos vários cursos a partir de 1º de junho, desde agronomia, finanças, entre outros. Isso será de grande importância porque será com um custo bem menor para o aluno” concluiu.

Professores vacinados

Em indicação aprovada por unanimidade na Câmara, o vereador pediu a vacinação contra o Covid, de todos os professores da rede municipal de ensino, para que se retorne as aulas. Isso beneficiaria inclusive todos os alunos que muitas vezes depende da merenda escolar para reforçar sua alimentação diária. “O aluno chega na hora do almoço e saiu depois da janta, porque está no período integral. Isso provem o aluno com sua alimentação básica”.

Política

Paulinho relembra seu histórico político começando como servidor público de carreira. Desde 1997 foi ativo participante das eleições sendo inclusive coordenador de campanha na cidade. “O político tem que ter uma linha. Desde que entrei na política sempre estive do mesmo lado; do lado de Eduardo Cordeiro, sempre defendendo o melhor para o povo”. Salientou ainda as qualidades do ex-prefeito e da atual Christiane Cordeiro, de que ambos sempre fizeram a política do coração, visando o bem da comunidade.

Salientou que faz parte do grupo político que está sempre ajudando à população, mantendo suas portas abertas ao diálogo. Tendo visão para o que é melhor para a cidade.

Defende a necessidade de o vereador sair da sua “zona de conforto” principalmente aqueles de municípios pequenos. “Tem que marcar presença, bater nas portas dos deputados, ir a Brasília, procurar emendas, recursos para nosso município”. Detalha que Carapebus recebeu emenda da deputada federal, Soraya Santos, de R$ 6,5 milhões para fazer todo saneamento básico da cidade. Verba obtida pela vereadora Tânia Cabral.