Vereadores de Carapebus participam de criação de Parlamento Inter-Regional

por tania.garabini — publicado 29/09/2021 10h11, última modificação 29/09/2021 10h11
Legislativo será fortalecido com cidades da região tendo voz e ação conjunta

Os vereadores de Carapebus, Kelver de Souza Santos (Presidente) e Ronei da Silva Pereira (1º secretário) participaram em Campos dos Goytacazes da criação do Parlamento Inter-Regional Norte e Noroeste Fluminense. A entidade tem por finalidade fortalecer o poder Legislativo regional, discutir assuntos de relevante interesse da sociedade, dos poderes e da gestão pública, bem como atuar conjuntamente com a sociedade civil no apoio às políticas públicas, programas e ações governamentais e não-governamentais, visando alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento das cidades que a compõem. O presidente da entidade será o secretário presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fabio Ribeiro (PSD).

Kelver JJ achou de suma importância a criação do Parlamento Inter-Regional, por entender que somente com união de forças de todas as câmaras da região será possível reivindicar e agir – em conjunto – para buscar o desenvolvimento social e econômico em pé de igualdade e integrado em uma só ação, permitindo assim, que a cidade – como Carapebus – tenha força e voz junto aos poderes estaduais e federais.

Participaram do encontro os representantes das Câmaras Municipais de Macaé, Italva, São João da Barra, Quissamã, Natividade, São Fidélis, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Conceição de Macabu, Itaperuna, Cambuci, Itaocara e Carapebus. O presidente da Câmara de Campos, Fabio Ribeiro destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios que foram agravadas durante a pandemia. “O estado do Rio de Janeiro possui oito regiões com as mais diversas características. Entretanto, duas delas - a região Norte e a região Noroeste - possuem muitas características em comum, a começar por sua posição geográfica, eis que são as únicas que se encontram no limite territorial com o estado do Espírito Santo”, disse.

Fabio Ribeiro falou da necessidade da criação do Parlamento Inter-Regional Norte e Noroeste Fluminense. “Estudando as características de cada município, temos muito em comum, como a agropecuária e o petróleo. Essa é uma iniciativa fundamental para os 22 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense”, disse.

A Mesa Diretora do Parlamento Inter-Regional será composta por:  Presidente Fabio Ribeiro (PSD); presidente da Câmara de Itaperuna, Sinei Torresmo (vice-presidente); o presidente da Câmara de Macaé, Cesinha, (1º secretário); o presidente da Câmara de Italva, Joel Enfermeiro, (2º secretário). A posse oficial será realizada no dia 22 de outubro, às 14h, em Itaperuna.