Vereadores de Carapebus participam de posse do Parlamento Inter-Regional

por tania.garabini — publicado 20/10/2021 12h14, última modificação 20/10/2021 12h14
Presidente Kelver defende união do povo para o povo

O presidente da Câmara de Vereadores de Carapebus, Kelver de Souza dos Santos (Kelver JJ) juntamente com dois colegas da Casa representarão a cidade, na próxima sexta-feira (22) em Itaperuna, na posse da Mesa Diretora do Parlamento Inter-Regional. Os nomes foram aprovados na sessão desta terça-feira (19) junto com o projeto que autoriza o ingresso da Câmara junto ao Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense.

O Parlamento Inter-Regional tem por objetivo, fortalecer o poder Legislativo regional, discutir assuntos de relevante interesse da sociedade, dos poderes, e da gestão pública, atuando conjuntamente com a sociedade civil, no apoio às políticas públicas, programas e ações governamentais e não-governamentais visando alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento das cidades que o compõem.

“Os problemas que enfrentados durante a pandemia do Coronavírus são maiores porque enfrentamos problemas sociais, financeiros e além de falta de desenvolvimento regional. 0 momento de dificuldade suportado também traz à tona, a necessidade de modernização da Administração Pública, com objetivo de facilitar os serviços ao cidadão de forma mais fácil e sem burocracia” justificou Kelver JJ pela adesão da Câmara ao Parlamento. Ele acredita que, o Parlamento irá inaugurar uma era de cooperativismo intermunicipal para o desenvolvimento inter-regional.

O presidente entende que ainda - mais do que nunca - é necessário a união de todos para o bem da comunidade indistintamente às opiniões políticas, classe social ou raça. Prega a união de todos os poderes para – em conjunto – vencer as dificuldades em prol da população que os escolheram para ser o seus representantes político. As região Norte e Noroeste possuem inúmeras características em comum, a começar por sua posição geográfica, eis que são as únicas que situam-se no limite territorial com o Estado do Espirito Santo.

Compartilham similaridades que vão desde características geográficas, perpassam por aspectos demográficos, econômicos, financeiros e sociais, de forma que torna-se imperiosa a criação de um Parlamento Inter-Regional para promoção do desenvolvimento espacial integrado, por meio da junção de ideias e ações dos Legislativos das duas áreas, representando a união do povo para o povo.

Na justificativa do projeto, o presidente Kelver JJ argumentou que, com a pandemia do Coronavírus no ano 2020, ficaram evidentes diversos problemas no seio dos municípios pertencentes a região Norte e Noroeste Fluminense, independentemente da esfera de poder. Entre os maiores problemas enfrentados destacam-se: queda de arrecadação municipal em decorrência do fechamento de empresas, inadimplência pelo fechamento de postos de trabalhos, falta de recursos públicos para compra de equipamentos e insumos da área de saúde, estagnação do turismo, problemas estruturais de mobilidade urbana, aumento da pobreza, redução de medidas de promoções sociais, impossibilidade de promover o fomento à agroindústria, a agricultura de economia familiar e ao agro turismo, assim como dificuldade na formalização de convênios com o Governo Federal para o recebimento de recursos da União. Além da cooperação para o desenvolvimento da região, a formação do Parlamento Inter-Regional buscará promover incentivo de participação da população regional no planejamento do desenvolvimento social e econômico das regiões

Em comum acordo, as Câmaras ainda criaram um grupo entre as procuradorias para a elaboração do Regimento Interno, que estabelecerá o andamento das atividades. A Procuradora Geral da Câmara Heysa Helena de J. Firmino de Sales participou da reunião em Campos de todos os representantes jurídicos dos Legislativo municipal. Do encontro, ainda surgiram propostas para a criação de comissões temáticas, além de transformar a sede do Parlamento em itinerante, ou seja, com a base das atividades no município do presidente que estiver com mandato em exercício.

Mesa Diretora do Parlamento Inter-Regional

Presidente: Fábio Ribeiro – Campos dos Goytacazes (PSD)

Vice-presidente: Sinei do Torresmo – Itaperuna (PSC)

Primeiro Secretário: Cesinha – Macaé (Pros)