Vereadores elogiam ex-secretários de segurança

por tania.garabini — publicado 30/08/2021 13h06, última modificação 30/08/2021 13h06
Deuty solicita moção de aplauso para os mesmos

Em sua fala, o vereador Luciano Deuty Sardinha lembrou que os guardas recebem hoje 30% de periculosidade e isso graças a sua indicação feita e aprovada. “Nunca fui na guarda falar que sou o pai desse filho, primeiro porque sou parlamentar e segundo por reconhecimento ao trabalho dessa classe, que se dedica 24 horas. Lembrou que em 2014 estava como vereador e aprovou o aumento de 75% para todos os servidores.

E teceu elogios ao ex-vereador Anselmo Prata que foi secretário de segurança e criou a guarda municipal, com o aval do então prefeito Eduardo Cordeiro. “Temos que elogiar e dar o que é de direito a quem foi o melhor secretário e criador da guarda. Anselmo Prata. Foi considerado o melhor da região, do Estado. Mas ele não fez isso sozinho. Fez com uma equipe, com supervisores como Paulinho Cueca, Borginho e o da Silva”.

Ainda em sua fala, informou que entrou com pedido de moção de aplauso a todos os secretários de segurança pelo excelente trabalho exercido na função, ajudando a transformar a guarda municipal de Carapebus, em referência na região pelo excelente desempenho, inclusive no apoio a operações policiais.

Maicon pede benefícios para todos

O vereador Maicon Pimentel em sua fala demonstrou temor que os benefícios adquiridos pela guarda através do plano não sejam cumprindo. “Espero que não seja uma coisa pífia, de momento. O que me preocupa hoje é isso. Será que no futuro não haverá uma puxada de mão?” indagou. Lembrou também que os vereadores devem empunhar a bandeira de melhorias para outras classes de servidores concursados. E por fim solicitou que não haja escolha de projeto de valorização funcional do servidor para ser enviado à Câmara para aprovação, já que todos tem os direitos iguais.

Vale alimentação para servidor

O vereador Robson Xaropinho lembrou que o servidor de Carapebus está há sete anos sem que tenha “pelo menos esperança de melhoras ligadas a questão trabalhistas. Desde janeiro venho falando sessão por sessão sobre o mínimo que um gestor público deve cumprir dos direitos trabalhistas”.

Ressaltou que, a aprovação do plano da guarda abre as portas para que o servidor possa ter esperança. Xaropinho esteve com o prefeito Leandro Drumond “Dandinho” e solicitou o retorno do tíquete alimentação e revisão salarial e recebeu deste a informação de que, já foi solicitado ao secretariado um estudo de impacto financeiro sobre isso para uma futura implantação. “Disse a ele que tem tudo para entrar na história do município. Lamentou que, há perseguição política contra os concursados e não há reconhecimento pela dedicação dos profissionais.

Pacato elogia Anselmo Prata

O vereador Marquinhos Pacato agradeceu a Anselmo Prata por tê-lo forjado como guarda municipal e também a Eduardo Cordeiro pela criação da instituição. “Nós fomos forjados por Anselmo, um dos fundadores. Não aprendemos na teoria, foi na prática. Tenho honra de ser guarda e agradeço a todos os colegas por serem o que são. Temos que dar honra a quem tem honra”. Em paralelo, Marquinho Pacato teceu elogios aos supervisores que estiveram no cargo. Agradeceu também aos ex-prefeitos Rubens Vicente por realizar o segundo concurso público e Amaro Fernandes que em 2012 deu aumento à guarda por indicação do vereador Deuty. “Foram 15% para risco de vida, 75% de aumento e eu sai depois de sete anos como secretário de segurança deixando a escala de 24X 96 horas”, lembrando de sua gestão. E por fim agradeceu aos guardas, salientando que se o município se encontra tranquilo é graças ao trabalho da Guarda Municipal.